prejuízos

Depois de calorão, ventania de 86 km/h causa estragos em Santa Maria e região

18.357

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Divulgação 
Casa ficou parcialmente destruída na Rua Dona Luiza, Bairro Nossa Senhora do Rosário

A ventania de 86 km/h ocasionou a queda de árvores, postes de energia elétrica e destelhamento de casas em cidades da Região Central. Os estragos aconteceram na noite de sábado, após a chegada de uma frente fria, que trouxe chuva e vento. Durante a tarde de sábado, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura chegou a 30,2ºC em Santa Maria. O temporal fez a temperatura cair para 16°C em menos de uma hora.

Segundo o meteorologista Gustavo Verardo, da Baroclima, o acumulado de chuva chegou a 31 milímetro no Bairro Perpétuo Socorro e 29mm no Bairro Camobi. Segundo ele, nesta semana, a cidade deve ter chuva apenas na terça-feira, devido a um sistema de baixa pressão.

Com o vento forte, a Defesa Civil recebeu chamados de diferentes regiões de Santa Maria. Em um dos casos, uma árvore caiu em cima de uma casa na Rua Dona Luiza, Bairro Nossa Senhora do Rosário, no Centro. A residência ficou parcialmente destruída e o Corpo de Bombeiros precisou fazer a remoção da árvore. A família teve de se abrigar na casa de familiares. Ninguém se feriu.

8,7 mil peças de roupas e cobertores já foram arrecadados na Campanha do Agasalho

Outra queda de árvore aconteceu na Rua Travessa Região, esquina com a João Franciscato, no Bairro São José, na Região Leste. A árvore caiu sobre a rua, e o local ficou isolado até que fosse possível realizar a remoção. Também foram registradas quedas de postes de energia elétrica e o destelhamento de uma residência no Bairro Perpétuo Socorro, na Região Norte.

Pedidos ou solicitações de ajuda para a Defesa Civil Municipal podem ser feitos pelos números (55) 3222-5192 e (55) 99110-7940 (telefone e WhatsApp).

ITAARA
No município de Itaara, a ventania causou a queda de postes de energia e deixou parte da cidade sem luz na noite de sábado. A Defesa Civil, Secretaria de Infraestrutura e Serviços e Brigada Militar trabalharam durante a noite na desobstrução das vias e auxilio aos moradores afetados. 

Ao todo, foram registradas quedas de postes na Rua do Meio, no Parque Serrano, na Rua Marcelino de Almeida e no Parque Pinhal. Também houve duas árvores caídas BR-158.

SÃO PEDRO DO SUL
O temporal  provocou queda de postes, de árvores, galhos e destelhamento de casas em São Pedro do Sul. Na estrada da localidade de Faxinal, um poste caiu e os fios energizados ficaram presos em árvores. Também houve registros de dados no Bairro Gaúcha e na estrada da Antiga Pedreira. 

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Prefeitura de Agudo (Divulgação)
Poste caído no interior de Agudo 

AGUDO
A prefeitura de Agudo trabalha, neste domingo, na contabilização dos estragos. Foram constatados quedas de árvores e postes de luz, falta de energia elétrica, destelhamentos, em residências, fornos de fumo e galpões.

FAXINAL DO SOTURNO
Houve destelhamento de casas, quedas de árvores e postes. Na ERS-149, ligação com Nova Palma, uma árvore caiu e bloqueou a rodovia durante a noite. Uma das localidade mais atingidas foi Val Verones, onde o centro comunitário ficou parcialmente destelhado. Os Bombeiros Voluntários percorreram as ruas da cidade e do interior para averiguar os estragos.

PREVISÃO PARA A SEMANA
Para esta semana, segundo Verardo, haverá predomínio de céu nublado e umidade alta na região. O sol deve aparecer pouco, mas as temperaturas devem permanecer amenas, sem o frio intenso. Com exceção de terça-feira, não deve chover na semana.

Temperaturas para a semana:

  • Segunda-feira: mínima de 14ºC e máxima de 18ºC
  • Terça-feira: mínima de 14ºC e máxima de 19ºC
  • Quarta-feira: mínima de 15ºC e máxima de 18ºC
  • Quinta-feira: mínima de 14ºC e máxima de 21ºC
  • Sexta-feira: mínima de 14ºC e máxima de 20ºC

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Oito veículos são recolhidos, e 16 motoristas autuados na operação Balada Segura

Próximo

Projeto de Santiago troca lixo por 'pila verde', que pode ser gasto em feiras

Geral