Opinião

Deni Zolin: 'Uma cena doída e revoltante que se repete há 20 anos no PS do Husm'

Deni Zolin

"

Todos sabem que os funcionários do Hospital Universitário (Husm) fazem o que podem para atender os pacientes que chegam ao Pronto-Socorro. Porém, quem está sendo atendido no corredor, em macas improvisadas e sem conforto nem privacidade, fica se questionando: onde foi parar a dignidade? 

Nesta segunda-feria, o PS do Husm bateu novo recorde do ano: chegou a 73 pacientes internados, sendo que o local tem só 24 leitos e outros 19 em macas. Ou seja: 49 pessoas, com fraturas, dores e doenças variadas, estavam em macas e cadeiras de rodas. E chegam a ficar lá mais de semana. 

O mais triste e revoltante é que, desde que comecei a trabalhar na RBS TV, em 1998, já fiz inúmeras reportagens sobre superlotação no Husm e mostramos inúmeras vezes os corredores cheios de pacientes, como forma pressionar – se a imprensa não cobrasse, talvez a situação estaria ainda pior. Em quase 20 anos, o que mudou? Lembro que, há 10 anos, quando o PS foi reinaugurado, com mais leitos, havia a promessa de acabar com a superlotação. Não durou muito, e o problema voltou. 

Depois, a Ebserh assumiu o Husm e não conseguiu resolver o problema, que foi agravado pelo fechamento de leitos em outros hospitais da região. Até quando a sociedade vai aceitar que isso ocorra? Vamos deixar isso parecer normal? Por que ninguém faz protestos para pressionar as autoridades a resolverem esse problema?

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Santa Maria registra a 5ª morte por H1N1

Próximo

Exército abre vagas para militar temporário em Santa Maria

Geral