Foto: Mateus Ferreira
A chuva, que retornou ainda mais forte na madrugada desta terça-feira (12) na Região Central, já trouxe consequências, principalmente no distrito do Passo do Verde.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
De acordo com a Defesa Civil de Santa Maria, pelo menos 20 famílias tiveram de sair de casa na localidade. Elas estariam retornando para residências na cidade. Os carros dos moradores estão no acostamento da BR-392, pois as ruas de acesso ao distrito estão todas bloqueadas pela água.
Em entrevista ao programa Central CDN, na rádio CDN 93.5 FM, na manhã desta terça, Adão Lemos passou mais informações sobre essa situação. Ele afirmou que o Rio Vacacaí está seis metros acima do normal e a expectativa é suba ainda mais nas próximas horas, podendo chegar a nove metros de altura.
– O nível considerado crítico é 11 metros, quando a água pode pegar na parte superior da ponte e isso não pode acontecer. No momento, seguimos monitorando a situação por lá – afirma.
Ainda de acordo com o superintendente, pode ser que o número de famílias que estão saindo do Passo do Verde chegue a 40.
Conforme o Diário já havia noticiado, as pessoas que moram nessa região relataram que, por causa da chuva da última semana, a água já estava avançando e atingindo as moradias. Moradores ouvidos pela reportagem ainda na segunda-feira relatam que o rio já havia avançado 50 metros do leito normal até que chegou dentro das casas. Quem mora no distrito e tem veículo acaba deixando o carro no acostamento da BR-392.
Pains
Uma família moradora da localidade Passo do Velho, no distrito de Pains, também precisou ser retirada da residência, que estava ilhada em decorrência das chuvas.
Com o aumento do nível do Rio Vacacaí, a cuidadora Aline Pereira Fernandes, 32 anos, precisou deixar a casa em que mora junto de suas três filhas: Sara, 15 anos, Luana, 8, e Sabrina, de 3 anos.
— Estava eu e minhas três filhas na minha casa. A água encheu demais a casa, chegou na altura da escada, praticamente na nossa cintura. Daí faltou luz. A água já estava subindo faz uma semana. Pedimos ajuda para a Defesa Civil pelo telefone. Daí foram lá em casa nos retirar com os bombeiros, de canoa — conta Aline.
A cuidadora, grávida de cinco meses, e as filhas foram conduzidas para a subprefeitura de Pains, local em que aguardam o transporte da Defesa Civil para levá-las para a cidade, onde ficarão abrigadas na casa de conhecidos e familiares.
Em caso de risco em Santa Maria, entre em contato:
Defesa Civil
- (55) 99110-7940 (WhatsApp)
- (55) 3174-1552 ramal 2
Ciosp
- 153
- (55) 3174-1552
- (55) 99217-8122 (WhatsApp)
- (55) 99167-4728 (WhatsApp)
- (55) 99167-8452 (WhatsApp)
*Colaborou Maria Júlia Corrêa e Nathália Arantes