Onde fazer xixi?

Das quatro principais praças e parques do Centro, apenas uma tem banheiros em Santa Maria

Liciane Brun e Gabriela Perufo

"

As praças centrais de Santa Maria, assim como o Parque Itaimbé, costumam ser ponto de encontro de amigos e famílias, para tomar um chimarrão, passear com os animais ou para levar as crianças para brincar nas pracinhas. Um dos problemas que muitas das pessoas que frequentam esses locais costumam passar é a vontade de ir ao banheiro.

E, ou elas ficam só na vontade, ou precisam pagar para poder fazer suas necessidades. É que não existem banheiros públicos em algumas das principais praças centrais da cidade: a João Pedro Menna Barreto, conhecida por Praça Bombeiros, a Saturnino de Brito, a Roque Gonzales, em frente ao Hospital de Caridade, além do Parque Itaimbé. O único local com essa estrutura é a Praça Saldanha Marinho _ e ainda assim, o banheiro feminino, no sábado, estava sem limpeza, com cheiro muito ruim, e, das sete torneiras disponibilizadas, quatro estavam estragadas.

Raquel Lopes Weis, 29 anos, mora no bairro Perpétuo Socorro, mas gosta de frequentar a Praça dos Bombeiros. Para poder ir ao banheiro e para que o filho também possa usá-lo, ela paga R$ 1 em um bar próximo à praça.

_ Já venho pensando que não vou encontrar banheiro. Mas para tê-los é preciso conservação. Não adianta ter um local sujo no qual não vou poder nem levar meu filho _ diz a jovem.

A publicitária Flávia Amaral, 24 anos, conta que tem dois amigos que moram perto do Itaimbé, e que na hora do aperto costuma ir até a casa de um deles, Renato Pedron, 24 anos, que mora a cerca de uma quadra do parque.

_ Lá na Praça dos Bombeiros, eu vou até um bar ou restaurante e compro uma água ou outra coisa, para poder usar o banheiro do local _ explica Flávia.

Renato lembra que, muitas vezes, os conhecidos pedem para ir até a sua casa para usar o banheiro.

_ Uma vez, todos meus amigos foram lá em casa ao sair do Parque  Itaimbé _lembra o publicitário.

Na hora que bate a vontade, o jeito é perder o constrangimento

Joelma Sarturi, 19 anos, mora em frente à Praça dos Bombeiros. Quando precisa ir ao banheiro, recorre ao seu apartamento, mas acha que uma estrutura pública faz falta no local.

_ Tem de ter banheiro. Ainda mais para quem está tomando tererê ou chimarrão, e sempre é cheio de gente aqui _ diz a jovem, acompanhada dos amigos Iron Bortolini.

Na Praça Saturnino de Brito, que tem grande concentração de jovens, o problema se repete. Pelo menos para os que consomem produtos nos bares ao redor da praça, o banheiro é garantido no estabelecimento. Mas para os outros, fica só a vontade _ e o aperto, é claro.

_A gente vai no banheiro no local onde consumimos a nossa bebida. Mas para quem está só tomando chimarrão, realmente, não tem onde ir.  É muita falta de atenção com a população. É que quando tinha banheiro aqui (na praça Saturnino de Brito), dava muita anarquia. Mas se tivesse fiscalização, adiantaria _ diz Patric Borges Baelz, 20 anos, estudante de Matemática.

A dona de casa Mireli Fagundes da Rosa,  29 anos, aproveitou o domingo para levar o filho, Matheus, 7 anos, e o sobrinho Vinícius Gabriel, 8, para passear na praça Roque Gonzales.
_ Há umas três semanas, eu estava com meu filho e o meu marido aqui, e a gente teve que caminhar até a Saldanha Marinho para usar o banheiro _ relata Mireli.

A prefeitura se manifestou sobre a situação por meio da sua assessoria de imprensa. Ela informou que a retirada dos banheiros da Praça Saturnino de Brito ocorreu por motivos de segurança, e que na Praça dos Bombeiros não foi prevista a instalação de sanitários durante a revitalização do local, em 2011. Conforme a assessoria, em geral, os locais públicos não contam com banheiro por motivos de segurança, porque essas estruturas acabam sendo alvo, por exemplo, de vandalismo.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Santa Maria registra temperatura mais alta do ano nesta segunda-feira

Próximo

Mulher fica ferida em acidente na BR-392, em São Sepé

Geral