Curso de Comunicação da UFSM promove debates e exibições gratuitas de filmes

Bernardo Abbad

Curso de Comunicação da UFSM promove debates e exibições gratuitas de filmes
O filme alemão “A Onda” será um dos exibidos no Cinecult, promovido pro alunos da UFSM (Fotos: Reprodução)

Um evento promovido pela disciplina de Comunicação e Cultura, do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) exibe neste mês, gratuitamente, filmes com temáticas sociais e culturais. Depois da sessão de “A Mulher Rei” na segunda-feira, 16, o Cinecult apresenta mais dois filmes: “A Onda”, no dia 23, e “Extraordinário”, no dia 30, sempre às 9h, no Anfiteatro 1, anexo ao prédio 21, no campus sede da UFSM.

Após a exibição dos filmes, ocorrerão debates referentes às temáticas abordadas nas produções cinematográficas. O evento é aberto para a comunidade e não exige inscrição.

Conforme o professor Maurício Fanfa, que ministra a disciplina, o objetivo dos encontros é realizar reflexões a partir das produções realizadas em sala de aula, com a abertura para que a comunidade também possa participar da experiência.– A ideia fundamental é a turma poder aplicar os conceitos que estudamos na disciplina de Comunicação e Cultura, como paisagens culturais, identidade, nacionalidade, voz, minorias, estereótipos e representações. Para isso, escolhemos analisar filmes e como os elementos do estudo da cultura aparecem neles – conta.

Segundo o professor, cada aluno escreveu um ensaio indicando um filme e argumentando sobre a relação do mesmo com a disciplina. A partir disso, a turma votou e contribuiu para a montagem da programação final do Cinecult.

Maurício Fanfa expõe ainda que, como se trata de uma atividade cultural promovida pelos alunos, é importante que a programação do evento seja aberta também à comunidade em geral.

“Extraordinário” aborda socialização e vivências de pessoas com deficiência.

MENSAGEM SOCIAL

No dia 23, será exibido o filme alemão “A Onda”, de 2008. Um sucesso de bilheteria, a produção mostra o descontrole de um experimento social ocorrido em uma escola da Alemanha. Ao precisar ensinar sobre autocracia, o professor Rainer Wenger escolhe simular uma ditadura autocrata dentro da sala de aula. Assim, ele atua como o líder e os estudantes acreditavam que seria impossível um sistema autoritário se instaurar na Alemanha novamente. O grupo de “seguidores” vai ganhando forma e adeptos ao mesmo tempo em que outros colegas e opositores das ideias começam a desconfiar da prática e temer as ações dos seguidores da “Onda”. Inspirado em fatos reais, o longa aborda questões referentes ao direito democrático à voz e aos perigos do autoritarismo.

No dia 30 é apresentado o filme “Extraordinário”, de 2017. O longa conta a história de Auggie Pullman, um menino de 10 anos portador de uma síndrome rara que o faz ter deformações faciais. Após alguns anos de aulas em casa, seus pais decidem que chegou a hora de o garoto “enfrentar” as escolas. A partir desse momento, ele precisará lidar com o bullying e o preconceito de outros estudantes – que não entendem, nem respeitam sua condição. O filme aborda a socialização, assim como a representação de minorias e de pessoas com deficiência.

Agende-se

O quê – Cinecult

Quando – 23 e 30 de janeiro, às 9h

Onde – No Anfiteatro 1, anexo ao prédio 21 da UFSM, no bairro Camobi

Quanto – De graça

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria terá mais quatro escolas com turno integral Anterior

Santa Maria terá mais quatro escolas com turno integral

Próximo

Jovem de 18 anos é encontrado morto em Santa Maria

Geral