festejos farroupilhas

CTG Sentinela da Querência acende a Chama Crioula e dá início à Semana Farroupilha

Jaiana Garcia

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sentinela da Querência buscou a Chama Crioula, símbolo da tradição gaúcha, nesta quinta-feira, dia em que começaram as festividades presenciais da Semana Farroupilha na entidade. Cavalarianos buscaram a centelha no DT Querência da Medianeira e levaram até a sede social do CTG, no Bairro Camobi.

- Neste ano, atrasamos para buscar a chama porque tivemos nosso rodeio no fim de semana. Ontem, então, acendemos a pira na sede campeira e, em seguida, na sede social - explica o vice-patrão, Valmir Beltrame.

Durante a noite, aconteceu um jantar que teve cordeiro e frango assado, maionese, mandioca e saladas no cardápio. O grupo Só Guri foi o responsável pelo show da noite. Foram vendidos 260 ingressos para o evento. O público, neste ano, não pode dançar no salão, obedecendo as regras dos decretos. As festividades no CTG vão até o dia 20, com um almoço, show de Júnior Benaducce e Júlio Pereira e a extinção da Chama Crioula. 

VÍDEO: lojas de indumentárias gaúchas comemoram o retorno do movimento em 2021

A previsão é que metade dos 38 CTGs de Santa Maria tenham atividades presenciais nesta Semana Farroupilha, depois de 18 meses de restrições em função da pandemia. As atividades serão marcadas por um menor número de eventos e pessoas envolvidas, ainda seguindo os protocolos de contenção do vírus. 

HOMENAGENS
Os Festejos Farroupilhas deste ano vão homenagear e comemorar o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, uma das personalidades femininas mais cultuadas do Sul do Brasil. "Caminhos de Anita" pretende retratar a heroína conhecida por sua participação e envolvimento direto na Revolta Farroupilha.

O tema é uma homenagem aos caminhos percorridos por Anita, inserida no contexto da mais longa revolução do Brasil, que durou quase 10 anos. Anita, ao lado de Giuseppe Garibaldi (1807-1882), lutou pelo Rio Grande do Sul contra o Império Brasileiro.

Localmente, a 13ª RT também homenageia a cantora e compositora Deborah Rosa, que morreu em março deste ano. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

UFN promove campanha solidária para o Dia das Crianças

Próximo

Cruz Alta promove feira alusiva à Semana Farroupilha

Geral