Cruz Alta deu a largada na quinta-feira aos eventos em comemoração aos 196 anos do município. As atividades, que começaram neste final de semana, se encerram no domingo que vem. A data coincide, este ano, com dois eventos: a Semana da Juventude e a Semana da Família, possibilitando uma extensa programação (veja abaixo).

A HISTÓRIA DA CRUZ
A história de Cruz Alta remonta ao final do século 17. Em 1698, antes da fundação oficial do Rio Grande do Sul, uma grande cruz de madeira foi instalada na região a pedido do padre jesuíta Anton Sepp Von Rechegg, logo após a fundação de São João Batista nos Sete Povos Missioneiros. Com o passar dos anos, a grande cruz passou a ser referência na região. A fundação do município ocorreu em 18 de agosto de 1821.
Retomada a construção de nova ponte de Agudo
A cidade é berço de personalidades, como o escritor Érico Veríssimo, do líder político Júlio de Castilhos, do senador José Gomes Pinheiro Machado, entre outros. Com 63 mil habitantes, o município tem na agropecuária a base da sua economia.
A PROGRAMAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE CRUZ ALTA
Terça-feira
- 19h: Cerimônia de Reabertura do Auditório Prudêncio Rocha, na Casa de Cultura Justino Martins, com apresentação da Banda da AD/3, Núcleo de Dança/Grupos de Danças e o show da Pop
Quarta-feira
- 8h30min: Aulão da História de Cruz Alta, no auditório da escola Annes Dias
Quinta-feira
- 14h30min: Peça teatro Terra à Vista, na Casa de Cultura Justino Martins
Sexta-feira
- 14h: Mateada cultural de Aniversário 196 anos, em frente à prefeitura
Sábado, 19
- 9h: Visitada orientada Cruz Alta sob o olhar da História, no centro de Convergência na Estação Férrea
Domingo, 20
- 19h: peça Cena às 7, com o Grupo Teatral Máschara, na Casa de Cultura.