No ar e no chão

Crianças e adultos se divertem na 43ª edição da Expoaer

Patric Chagas

Nem mesmo o o céu nublado e possibilidade de chuva foram capazes de espantar o público da 43ª Expoaer. E quem foi até a Base Aérea de Santa Maria (Basm), na manhã deste sábado, não se arrependeu.

A ausência da Esquadrilha da Fumaça, que não participará desta edição do evento, foi suprida por outras atrações. Se o público viu poucas aeronaves no céu, no solo, elas chamaram a atenção em número e diversidade.

Entre as quase 20 aeronaves expostas no pátio da Basm, uma delas concentrava a atenção do público. Além do porte bem maior que os demais, o avião E-99 se destaca também pela modernidade. Trazido da cidade goiana de Anápolis, ele conta com um radar instalado em sua parte superior.

Capaz de detectar aviões voando em baixa altura, o E-99 é bastante utilizado no controle do espaço aéreo, especialmente, em regiões de fronteira, onde combate o tráfico de drogas.

O fisioterapeuta Anderson Santos, 37 anos, foi um dos visitantes que não resistiu e parou para dar uma olhada na aeronave. Segundo ele, a Expoaer é mais uma opção para sair com a família. Ele aproveitou para levar o filho Lucas, de 2 anos, para conhecer a Basm.

O Lucas gosta bastante de aviões e artefatos militares. Eu nunca tinha entrado na área militar da Base Aérea. Estou achando o evento bastante interessante comentou Santos.

Além de conferir os aviões, helicópteros, blindados e viaturas da Sessão Contra Incêndio da Basm, a criançada pôde se divertir ainda com a apresentação do Canil Vento Divino, fundado em 1976.

Entre as inúmeras demonstrações de agilidade dos cães, que percorriam um circuito cheio de obstáculos, os pequenos se empolgaram quando os animais passaram por um círculo em chamas.

É tudo legal. Estou gostando bastante afirmou Rafael, 7 anos, que acompanhava com atenção a apresentação.

O menino estava acompanhado do pai, Maurício de Oliveira Matos, 41 anos, que, a convite de uma cunhado, que está cumprindo serviço militar na Basm, resolveu conhecer o evento.

E se você ficou com vontade de conhecer um pouco da Basm, ainda dá tempo. A Expoaer segue até às 17h. A entrada é de graça, e, quem quiser pode colaborar com a campanha de arrecadação de alimentos não-perecíveis.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Super Marcha Contra os Bobalhões reúne cerca de 400 pessoas em Santa Maria

Próximo

Motorista atropela vaca em Santa Maria

Geral