Credibilidade das pesquisas foi abalada

Jaqueline Silveira

Credibilidade das pesquisas foi abalada

Contestadas há algum tempo, as pesquisas eleitorais sofreram um abalo considerável na credibilidade que tinham com os resultados do 1º turno. Os erros dos levantamentos foram muito gritantes e não teve nada com margem de erro ou diferença de percentual. O resultado das urnas em muitos casos deu exatamente o inverso do que apontavam as pesquisas. São Paulo é o maior exemplo do erro dos levantamentos. As pesquisas apontavam o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) na liderança, e até com certa vantagem em relação ao ex-ministro Tarcísio Freitas (Republicanos). Ao final, o candidato do Republicanos (42,32%) chegou à frente com o percentual de diferença apontado para o petista (35,70%). Tanto Ipec, ex-Ibope, quanto Datafolha erram suas projeções.

Não bastasse isso, a vitória ao Senado apontava para o ex-governador Márcio França (PSB). Contudo, quem venceu nas urnas foi o ex-ministro Marcos Pontes (PL), com 49,68% dos votos válidos.

O resultado no Rio Grande do Sul também não escapou dos erros das pesquisas eleitorais. As pesquisas do Ipec apontavam a liderança do ex-governador Eduardo Leite (PSDB), entretanto, ele quase ficou fora do segundo turno. O percentual indicado pró-Leite não se refletiu nas urnas. O vencedor do 1º turno foi  Onyx Lorenzoni (PL), com a vantagem que, de acordo com as pesquisas, seria pró-Leite. O candidato do PL obteve 37,50%, e o tucano, 26,81%. Além disso, na reta final, as pesquisas para o Senado davam vitória ao ex-governador Olívio Dutra (PT), mas as urnas confirmaram a vaga para o vice-presidente da República, Hamilton Mourão (Republicanos).Difícil dizer qual o motivo de tantos erros, se o método ou fórmula adotada. O fato é que os institutos devem explicação e fazer uma análise dos métodos utilizados nos levantamentos. Depois de tanta imprecisão, no segundo turno, candidatos e eleitores ficarão com o pé atrás com o resultado das pesquisas e nem se basearão nelas. Muito menos, os concorrentes surfarão nas suas projeções.    

Leia todos os Colunistas

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anvisa autoriza estudo para nova vacina contra a Covid-19 Anterior

Anvisa autoriza estudo para nova vacina contra a Covid-19

Leite vence em sete cidades da região onde Estado faz obras Próximo

Leite vence em sete cidades da região onde Estado faz obras

Geral