Fotos: Arquivo pessoal Cauê
Visão de quem está na prefeitura.
Para quem é da Quarta Colônia, as figuras que estão sendo gravadas na parede do principal ginásio de esportes de São João do Polêsine falam por si só. As cores que saltam aos olhos contam a história de uma região rica em símbolos, pessoas e fertilidade. O projeto é assinado pelo artista Cauê Toledo, a convite da prefeitura do município. O artista tem outro grande trabalho em Santa Maria, nas quadras do Parque Itaimbé.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
As imagens são em grande proporção e formam um mural de 500 metros quadrados em uma das paredes do ginásio do município. Localizado na Rua Guilherme Alberti, quem passa pela frente da prefeitura pode contemplar a obra no outro lado da rua. O trabalho foi realizado com a assistência de Israel Caetano, Lucas Schoier, Diogo Donicht e Vitor Maia.
– A sensação de poder entregar um trabalho desses é maravilhosa. Estamos entregando para a comunidade uma obra de arte que faz o resgate dos espaços públicos, conta uma história, fala de cultura e do próprio povo que fez a a região crescer. Muitas vezes, com muitos sacrifícios. A arte vem para somar e contar essa história de uma forma mais alegre – comemora Toledo.
O mural ainda não foi totalmente concluído, mas está em processo de finalização.

O quadro da realidade
As cores frias, como o uso do azul e verde, são o fundo para imagens que representam o município e região. O artista diz que se inspirou nas características marcantes, como as plantações de arroz, tida como principal cultivo. Além dela, as inúmeras famílias que fazem a cultura seguir de geração a geração também estão representadas. A cultura italiana é predominante.
– A intenção é criar um painel alusivo aos 150 anos da Imigração Italiana. Principalmente, quanto às pessoas. São elas que transformam os lugares, que constroem a história, trazem o desenvolvimento por meio do seu trabalho, daquilo que elas fazem. Seja em um contexto familiar, de trabalho ou de espiritualidade, elas constroem os lugares – descreve a prefeita de São João do Polêsine, Jaqueline Milanesi.

Em paralelo a esses símbolos, a força do turismo religioso está presente e representada pelo polesinense Diácono João Luiz Pozzobon. O Servo de Deus nasceu na cidade e, boa parte de sua vida, trilhou pela Quarta Colônia com a missão de levar a Mãe Peregrina a mais pessoas. Ele está em processo de beatificação no Vaticano.
Além disso, capelas e capitéis se espalham pelas muitas localidades, com sua arquitetura muito peculiar.
Leia mais: