Copa do Brasil muda critérios de classificação para 2024

Gabriel Marques

Copa do Brasil muda critérios de classificação para 2024
Foto: Thais Magalhães, CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentou as mudanças para a edição de 2024 da Copa do Brasil.

As alterações estão diretamente ligadas às 80 das 92 vagas disponíveis para a competição. A definição destes clubes sairá das competições estaduais, ou seja, do ranking das federações e não mais conforme o ranking nacional dos clubes.

O Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná vão ter cinco vagas cada para distribuir. São Paulo e Rio de Janeiro terão a maior quantidade de vagas, seis cada um. Já os Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Santa Catarina, Pernambuco, Mato Grosso, Pará e Maranhão têm três, enquanto que os demais Estados terão duas.

As federações com direito a três vagas terão que destinar duas delas ao campeão e vice-campeão estadual. A última vaga fica livre para ser destinada de qualquer outra forma. Para federações com cinco ou seis vagas, como o Rio Grande do Sul, são três vagas obrigatórias.

O que não mudará é a entrada dos 12 clubes na terceira fase do torneio, que são os representantes que disputam a Libertadores e os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde e Série B.

Edição de 2023

A primeira fase da Copa do Brasil de 2023 ocorre entre os dias 22 de fevereiro e 1º de março. Nesta etapa, 80 clubes disputam a classificação em jogos únicos para a segunda fase. A fase seguinte manterá o mesmo formato, que só deve mudar na terceira fase, quando os confrontos começam a ser se ida e volta.

Os confrontos desde a primeira fase até a final serão definidos por meio de sorteio onde todos os clubes poderão se enfrentar.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Doença de Augeszky é confirmada em São Gabriel e faz mais de 30 suínos serem sacrificados Anterior

Doença de Augeszky é confirmada em São Gabriel e faz mais de 30 suínos serem sacrificados

Acabou o ano. E agora? Próximo

Acabou o ano. E agora?

Geral