Por menos buracos no caminho

Contrato com empresa responsável por manutenção de trecho entre Santa Maria e Restinga Seca deve ser rompido

Os motoristas que trafegam pela RSC-287, no trecho entre a rótula da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) até a entrada para Restinga Seca, podem renovar as esperanças com relação ao fim da buraqueira que se forma principalmente no acostamento da rodovia. Nos próximos dias, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) vai romper o contrato com a Conpasul, responsável pela recuperação do trecho. A informação partiu do secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, João Victor Domingues, em visita, na última sexta-feira, às obra de duplicação da ERS-509 (Faixa Velha de Camobi), em Santa Maria, e foi confirmada nesta terça-feira pelo Daer.

Isso significa que, após essa rescisão, que ainda não tem data para acontecer, um edital será aberto para contratar uma nova empresa que será responsável pela restauração do trecho. Além do contrato da Conpasul (cuja duração o Daer não soube informar), outros também serão desfeitos. Conforme a assessoria do departamento, serão rompidos os serviços atuais em 13 trechos de seis rodovias estaduais. Neste pacote, está a obra de ligação entre Toropi e São Vicente do Sul, que nem começou a ser feita. Outra empresa será contratada para o serviço. O Daer não soube informar qual era a empreiteira que faria a obra.

Esses rompimentos de contratos com as empresas terceirizadas já estavam previstos desde 2012, quando o Tribunal de Contas do Estado (TCE) apontou irregularidades nos serviços prestados. Essas terceirizações estavam previstas no programa do governo Yeda Crusius chamado Estado na Estrada. A partir do apontamento do TCE, não é possível fazer qualquer tipo de restauração nas rodovias até que os contratos passados sejam rescindidos. Enquanto isso, o próprio Daer faz a manutenção no asfalto.
- A manutenção do trecho nunca foi interrompida. Os serviços de conserva rotineira, com tapa-buracos, sinalizações e poda da vegetação vão continuar sendo feitos normalmente pelo Daer - explica o engenheiro Dalton Garcia, superintendente regional do departamento.

O Diário procurou a Conpasul para comentar sobre os apontamentos do TCE e a rescisão do contrato com o Daer, mas, até o fechamento desta edição, não obteve retorno da assessoria.

Conforme o Daer, trecho está bom

Depois dos rompimentos dos antigos e da assinatura de novos contratos, segundo o Daer, 70% das rodovias estaduais deverão ser restauradas. Na RSC-287, a principal reivindicação é com relação aos buracos nos primeiros 70 quilômetros de rodovia, no sentido Santa Maria-Porto Alegre. Depois, a estrada até melhora, mas os acostamentos seguem esburacados. O problema invade novamente a rodovia em alguns pontos.

Apesar disso, a superintendência regional do Daer garante que a trafegabilidade é boa. Depois da entrada para Restinga Seca, até pouco antes de Vila Paraíso, onde começa o pedágio, a responsabilidade da rodovia é da superintendência do Daer de Cachoeira do Sul.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Prefeitura e Defensoria Pública devem indicar nomes para análise da tarifa de transporte coletivo em Santa Maria

Próximo

Pagamento do IPVA para placas com final 4,5 e 6 já começou

Geral