balneabilidade

Contrariando recomendações, Balneário Passo do Verde registra intensa movimentação

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Anselmo Cunha (Especial)

Evitar aglomerações é fundamental para conter a disseminação de coronavírus e seguir recomendações de autoridades sanitárias é essencial quando o assunto é saúde pública. Mesmo diante de tantas informações, dezenas de pessoas foram, ontem, ao Balneário Passo do Verde. As máscaras de proteção individual não eram usadas e nem mesmo o distanciamento foi observado. Várias pessoas também ignoraram o fato de a água estar imprópria para banho, conforme o boletim de balneabilidade da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), e nadaram tranquilamente no rio Vacacaí.

Rio Grande do Sul se aproxima de 11 mil mortos por Covid-19

Logo na entrada do balneário, uma placa deixa bem claro as condições da água. Na Região Central, quatro balneários estão impróprios para o banho. Mas o sol forte de ontem após uma semana de chuvas fortes fez com que o serviços gerais Lucas Alves Pedroso, 30 anos, fosse com a família até o Passo do Verde:

_ Sabemos que está impróprio para o banho, mas fazer o quê. Viemos aproveitar o domingo, trazer as crianças.

Rio Grande do Sul recebe mais 193,2 mil doses de CoronaVac

Durante a pandemia, o Estado permite que municípios definam se locais públicos, como praias e balneários, podem receber visitas. No Passo do Verde, mais de 60 carros estavam estacionados próximos ao rio e as músicas nos veículos ditavam o ritmo do domingo.

AS INDICAÇÕES

De acordo com o superintendente da Guarda Municipal, Santo Alciomar da Silva Cordeiro, denúncias podem ser feitas no número 153. Segundo ele, se acionada e constatada aglomerações ou grandes movimentações, a força-tarefa que faz a fiscalização orienta às pessoas a fazer o uso de máscara e a manter o distanciamento.

Além dos frequentadores do balneário, quatro salva vidas faziam a proteção dos banhistas. Eles também não usavam máscaras. Conforme o comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel José Carlos Sallet de Almeira e Silva, em deslocamento e em demais locais públicos, a recomendação é para que os profissionais sempre utilizem máscara. Mas, conforme o comandante, por estarem dividindo desde dezembro de 2020 o mesmo ambiente e pelo trabalho desempenhado, algumas vezes os salva vidas não utilizam o equipamento.

BALNEÁRIOS DA REGIÃO IMPRÓPRIOS PARA BANHO

  • Balneário Passo do Verde - Rio Vacacaí, Santa Maria
  • Balneário Distrito de Ernesto Alves - Rio Ibicuí, Santiago
  • Balneário do Jacaquá - Rio Ibicuí, São Francisco de Assis
  • Balneário Poço das Pedras - Arroio Inhacundá, São Francisco de Assis

(Colaboraram Maurício Araujo e Kellen Caldas)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Defesa Civil distribui 20 mil litros de água no interior de Santa Maria

Próximo

Moradores relatam falta d'água há pelo menos cinco dias em Santa Maria

Geral