Consórcio ‘CIRC’ atua pela redução de custos dos municípios

Diário

Consórcio ‘CIRC’ atua pela redução de custos dos municípios

 Uma importante ferramenta de auxílio às administrações de municípios da região, o Consórcio Intermunicipal da Região Centro (CIRC) atua na aplicação dos interesses comuns consorciados há 27 anos. Com sede em Santa Maria, o CIRC abrange 32 municípios (veja quadro).

Com o objetivo de minimizar os custos da compra de insumos nas mais diferentes áreas da gestão pública, o consórcio atua de forma conjunta, atendendo as necessidades dos municípios.– O CIRC é uma associação pública de municípios. Todos os 32 associados são o consórcio e todos são corresponsáveis pelo mesmo – explica o coordenador executivo, Jorge Cremonese. O custeio das despesas do consórcio é por meio de rateio entre os municípios, levando em conta o número de munícipes.

veja mais reportagens do especial prefeituras PRINCIPAIS AÇÕES DO CIRCO CIRC tem entre suas principais ações, a aquisição de medicamentos por meio de uma licitação compartilhada entre os municípios. Em 2020, por exemplo, foram licitados 724 diferentes tipos de medicamentos.– A compra de medicamentos por meio de consórcio é benéfica para os municípios, porque além de reduzir o custo das prefeituras, garante a entrega na própria localidade – explica Cremonese, complementando que a compra de fraldas, tiras para medição de glicose e pneus, por exemplo, está entre as ações do consórcio em 2021.Na área da saúde, outra ação de impacto positivo nos cofres públicos das gestões municipais é o credenciamento de prestadores de serviços para o atendimento médico, tanto em consultas, exames, fisioterapia, odontologia, entre outros. As empresas interessadas realizam o cadastro junto ao CIRC, que fica responsável pelo agendamento e intermédio com as secretarias de saúde.– Qualquer empresa ou prestador de serviço pode se credenciar desde que atenda aos critérios e aceite os valores determinados pela tabela. Além da redução de custos e de atendimento determinado pela demanda de cada município, a compra deste serviço por meio do consórcio também facilita a logística, uma vez que procuramos prestadores próximos ou até nos municípios que solicitam – destaca Jorge Cremonese.Legenda p a foto: Paulinho Salerno (à esquerda) prefeito de Restinga Sêca, é o presidente do CIRC em 2021. Jorge Cremonese é o coordenador executivo

MEIO AMBIENTEO CIRC foi um dos consórcios habilitados na seleção pública feita pela Caixa Econômica Federal, em 2020, para financiar a estruturação e o desenvolvimento de projetos de concessão através do FEP Caixa (Fundo de Apoio à Estruturação e ao Desenvolvimento de Projetos de Concessão e Parcerias Público-Privadas da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios). É direcionado ao setor de saneamento básico, na modalidade ‘resíduos sólidos urbanos de origem domiciliar’. Com isso, a partir de cronograma definido pela Caixa, será possibilitado o financiamento de estudos e toda a preparação para uma futura licitação visando a concessão pública dos serviços de coleta e tratamento de resíduos sólidos urbanos para a região central, através de empresa vencedora. Atualmente, os resíduos sólidos são encaminhados para o aterro sanitário de Santa Maria, então seria um avanço em termos de Meio Ambiente a implantação desse projeto no futuro.

HISTÓRICOCriado em 1993, o CIRC surgiu a partir de uma iniciativa do então prefeito de Cachoeira do Sul, Ivo Garske (foto), que considerou importante a implantação de um consórcio regional de municípios, originalmente denominado Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS) da Região Centro do Estado. Anos depois, o então CIS, alterou, além do nome, sua personalidade jurídica para Associação Pública, mudando também as finalidades do consórcio, que deixaram de ser focados apenas na área da saúde, e passaram a ser multissetoriais.

INTEGRAM O CONSÓRCIO

1 Agudo2 Cacequi3 Capão do Cipó4 Dilermando de Aguiar5 Dona Francisca6 Faxinal do Soturno7 Formigueiro8 Itaara9 Ivorá10 Jaguari11 Jari12 Júlio de Castilhos13 Mata14 Nova Esperança do Sul15 Nova Palma16 Paraíso do Sul17 Pinhal Grande18 Quevedos19 Restinga Sêca20 Santa Maria21 Santiago22 São Francisco de Assis23 São João do Polêsine24 São Martinho da Serra25 São Pedro do Sul26 São Sepé27 São Vicente do Sul28 Silveira Martins29 Toropi30 Tupanciretã31 Unistalda32 Vila Nova do Sul

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Caçapava do Sul focada na indústria e no turismo Anterior

Caçapava do Sul focada na indústria e no turismo

Santa Maria tem 6 casos confirmados de dengue e 20 sob investigação Próximo

Santa Maria tem 6 casos confirmados de dengue e 20 sob investigação

Geral