Artist-freed
Exif_JPEG_420
Foto: Divulgação
Desde a última semana de maio, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, o COMPIR, tem uma nova diretoria eleita. Agora, quem assume a presidência do conselho é o ativista e estudante Gustavo Rocha ao lado do vice-presidente Elton Chaves. A chapa conta, ainda com Daiane de Magalhães Toletino e Yuri Medeiros como primeira e segundo secretário, respectivamente.
Zoom: Nicole Carrion retorna ao “Canta Comigo”, da Record, levanta os 100 jurados e está na semifinal
A eleição foi realizada na última quarta, na Casa dos Conselhos, localizada na Rua dos Andradas. Com uma única chapa eleita, foram registrados 9 votos favoráveis e nenhum voto contrário. A diretoria eleita segue até 2023, quando deverá ser realizada uma nova eleição.
Criado em 2018, o COMIR é um órgão colegiado permanente e autônomo, de caráter consultivo, fiscalizador e articulador das políticas de promoção da igualdade racial e está vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social de Santa Maria.
O objetivo principal é fiscalizar políticas públicas, programas, projetos e ações voltadas à promoção da igualdade racial e atuar no controle social de políticas públicas, além de exercer a orientação consultiva sobre temáticas relacionadas à igualdade racial no município de Santa Maria.
Para o presidente do COMPIR, Gustavo Rocha, o órgão é uma forma de apresentar as demandas da população negra e indigena de Santa Maria ao poder público:
– A ideia é ter um COMPIR atuante que leve em conta também os indígenas da cidade e que pense em políticas públicas de igualdade social para a população negra e, também, vulnerável de Santa Maria. O conselho trata também de educação, de cultural, de habitação, enfim, tudo que é necessário para ter uma vida digna. E serve justamente para atuar ao lado do poder público no sentido de apontar caminhos, soluções e possibilidades. Nós conhecemos as demandas e vamos apresentá-las constantemente.
Jurassic World – Domínio tem estreia antecipada para esta quinta-feira
Segundo a nova diretoria, em breve será divulgado o cronograma de atividades e logística de atendimentos à comunidade para que a população conheça o espaço físico, assim como os conselheiros e conselheiras.