Conheça os homenageados da 15ª edição do Santa Maria Vídeo e Cinema

Mirella Joels

Conheça os homenageados da 15ª edição do Santa Maria Vídeo e Cinema
Foto: Divulgação

A edição que celebra os 20 anos do Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC) divulgou os nomes dos dois homenageados: o ator Rafa Sieg, homenageado nacional, e o diretor Paulo Tavares, homenageado local. A escolha está ligada a trajetória de ambos profissionais, que já trabalharan na produção do festival ou concorreram com filmes.

Um dos diferenciais da 15ª edição do SMVC é o formato: a Mostra Local ocorre no dia 30 de novembro de 2022, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e a Mostra Nacional de Curtas-Metragens Brasileiros, em março de 2023, no já consolidado – e democrático – espaço na Praça Saldanha Marinho, no coração da cidade, com a exibição dos filmes selecionados. 

Para esta edição, foram inscritos 24 filmes para a Mostra Sinprosm de Curtas-Metragens de Santa Maria. As produções precisam ser finalizadas a partir de 1º de janeiro de 2021 e ter até 25 minutos de duração. Os realizadores e realizadoras precisam ser moradores de Santa Maria e/ou cidades com até 70 Km de distância.

Sobre o SMVC

O SMVC nasceu em 2002 como um democrático festival de cinema para valorizar a produção audiovisual local e nacional, e convidar a comunidade para acompanhar as exibições no Theatro Treze de Maio e na Praça Saldanha Marinho. As primeiras 11 edições do evento foram seguidas por um breve hiato, entre 2014 e 2016. Em 2017, o evento foi retomado com uma retrospectiva de sua trajetória. 

Nos dois anos seguintes, as atividades voltaram a ser realizadas na Praça Saldanha Marinho. Em 2021, o evento passou a figurar no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul, mas ocorreu de forma remota, em função da pandemia de Covid-19.

O 15° SMVC é organizado pelas empresas Filmes de Junho Produtora, IdeiaAção Design e Planejamento e Padrinho Agência de Conteúdo, em parceria com outras entidades da cidade.

Foto: Carol Beiriz

Homenageado Nacional – Rafa Sieg 

Rafa Sieg é bacharel em Artes Cênicas pela UFSM desde 2001. Durante a formação atuou e dirigiu espetáculos do Teatro Experimental Universitário. Em 2008 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde cursou a Oficina de Atores da TV Globo. No início de 2015, participou do “Russian Extension Program” promovido pela Escola-Estúdio do Teatro de Arte de Moscou, na Rússia. Na TV, atuou na minissérie “Se eu fechar os olhos agora” (2019) e nas novelas “Viver a Vida” (2011), “Avenida Brasil” (2013) e “Além do Horizonte” (2014), todas produções da Rede Globo. Em 2021 estreou na novela “Gênesis” da Record TV. Trabalhou também nas séries “Surtadas na Yoga” (GNT – 2013/2014); “Mandrake” (HBO – 2012); “Perrengue” (MTV – 2017); “Psi” (HBO – 2019); “Chuteira Preta” (Amazon – PrimeBoxBR – 2019) e “Cidades Invisíveis” (Netflix – 2020). No cinema são mais de 20 curtas e 10 longas metragens, sendo “Raia 4”, “Simonal”, “Las Ineses”, “Disforia” e “Alaska” as últimas produções.

Neste ano, Sieg divide uma data especial com o SMVC, ele celebra 20 anos de carreira, enquanto o festival completa 20 anos de existência. O ator percebe a homenagem como um convite para dividir a comemoração de 20 anos:– 20 anos se passaram e eu segui acompanhando o festival depois que fui embora de Santa Maria, recebi um prêmio anos atrás, vi amigos de outras cidades inscrevendo os seus filmes e fico feliz de ver o crescimento do festival ao longo desses 20 anos. Agora a gente está se reencontrando – observa Rafa Sieg. 

Foto: Divulgação

Homenageado Local – Paulo Tavares

Paulo Tavares é diretor cinematográfico, licenciado em Teatro, editor de imagem e som, produtor executivo em rádio e TV e educador social. Atualmente, trabalha com formação na área do audiovisual. Atuou no Conselho Municipal de Política Cultural de Santa Maria, é membro da Comissão Estadual dos Pontos de Cultura, do Comitê Gestor da Política Estadual de Cultura Viva e do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul.  

É fundador da TV OVO, onde atuou nos projetos TV OVO no Ônibus, Ponto de Cultura Espelho da Comunidade, Pontão Fomento Cultural, Por Onde Passa a Memória da Cidade, Olhares da Comunidade, Narrativas em Movimento e Sobrado Centro Cultural. Além disso, é criador do método Cinema Frankstein: dispositivo de criação e desenvolvimento de roteiro, projeto de formação audiovisual de prática da escrita criativa e coletiva de roteiros audiovisuais.

Envolvido com cultura, audiovisual e cineclubes em boa parte da trajetória profissional, Paulo Tavares percebe a relação com o festival desde 1995, antes mesmo do SMVC começar a existir.– Durante os anos de 2001 e 2002, fui Diretor de Ação Cultural na Secretaria de Município da Cultura de Santa Maria, foi nesse período que surge a ideia da criação do festival Santa Maria Vídeo e Cinema, e eu juntamente com o Beto Cassol, Orlando Fonseca, o Bebeto Badke e a Carol Berger assumimos a coordenação do SMVC e realizamos a primeira edição do festival – conta Tavares.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Homem é preso em flagrante após estuprar criança de 10 anos Santiago

Motorista e cinco passageiros de um Fiat Uno ficam feridos em acidente no interior de São Pedro do Sul Próximo

Motorista e cinco passageiros de um Fiat Uno ficam feridos em acidente no interior de São Pedro do Sul

Geral