Obras que misturam cores e texturas e preenchem as paredes, desde o rodapé até quase a altura do teto, cada uma com as particularidades dos artistas que as criaram. Assim é o novo espaço artístico de Santa Maria, a casa Solar (@solar.artistas.sm), que une talentos do grupo Olhares e artistas convidados.De acordo com o artista visual e idealizador do Olhares, Luciano Santos, o grupo surgiu em 2019 e desde essa época os participantes sentiam a necessidade de um espaço físico para reuniões e encontros. Já em 2020, com a pandemia, o espaço físico ficou para segundo plano e as atividades se limitaram ao ambiente online.
Luciano Santos posando ao lado de uma de suas obras
A virada de chave ocorreu este ano, quando o professor Carlos Alberto Badke convidou o coletivo para ocupar o térreo da casa Solar junto com ele. As reformas começaram ainda em agosto e foram realizadas pelos artistas que possuem uma relação de amizade e uma ligação forte com a cidade de Santa Maria. Apesar do espaço ser novo, Luciano já tem muitos planos para interagir com o público santa-mariense:– A visitação é liberada com agendamento, tanto para os espaços expositivos, quanto para a sala de aula, digamos assim. Em outubro, começaremos com cursos livres, lançamento de livro e de grife, consolidando o espaço como múltiplo e vivo – fala.
Leia também
Ator Murilo Rosa grava cenas de filme nacional em CacequiFestival Internacional de Teatro Entrevero apresenta show de Victor Kinjo na programação de hojeInscrições para a oitava edição da Festa dos Carreteiros e Carreteada da Canção e Poesia Nativa vão até sexta-feira
A primeira mostra da casa Solar é homônima e está aberta para visitação até o dia 12 de outubro. São quadros no formato quadrado, com diferentes técnicas, que expressam a perspectiva de cada artista sobre o que é “solar”. A artista visual Marilene Nunes percebe o local como um espaço de celebração e admiração, tanto para o grupo, quanto para o público:– Esse trabalho meu mostra o que eu sinto aqui nesse espaço. É um lugar para as pessoas visitarem e também para curtir a nossa amizade. Como uma amiga minha disse ao olhar o quadro, são mulheres encantadas com a arte – explica.
Marilene Nunes posa ao lado da obra produzida para a exposição “Solar”
Lisianne Gonçalves posa ao lado da obra produzida para a mostra “Solar”
Além da mostra inédita dos artistas solares, os integrantes do grupo também expõem obras que já tinham em casa em outra sala. Segundo a artista visual Lisianne Gonçalves, essa característica torna o espaço um ponto de encontro:– Cada artista sai do seu ateliê particular e dialoga com outros colegas. Além de ser um espaço que a comunidade pode vir com mais facilidade, aqui se torna um ponto de encontro não apenas dos artistas, mas da comunidade como um todo. Para mim é um projeto muito bonito. Fiquei muito contente de estar aqui e participar desta mostra e desta casa – finaliza.
Agende-se
O que – Exposição SolarOnde – Venâncio Aires 344.Quando – Até o dia 12 de outubroQuanto – De graçaAgendamento – Pela conta do Instagram @solar.artistas.sm
Leia todas as notícias