Entre as inúmeras quebras de protocolo que marcaram a cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma chamou a atenção em especial. Foi a primeira vez que um animal subiu a rampa do Planalto junto com um presidente. E, para além desse ineditismo, a cadelinha em questão tem uma trajetória ainda mais especial. A história dela e de Lula se cruzaram ainda em 2018, na cidade de Curitiba, capital do Paraná.
Na época, o presidente cumpria pena na superintendência da Polícia Federal, já a cadelinha vivia nas ruas nos arredores do local. Acontece que no período em que Lula esteve preso, apoiadores do político montaram uma vigília na frente da PF. Foi lá que cadelinha ganhou alimentação e carinho, passando a morar com os acampados.
Resistência quando morava na Vigília Lula Livre. Foto: Ramiro Furquim (Vigília/Divulgação)
Com o tempo ela passou a ficar cada vez mais conhecida entre os apoiadores de Lula e se tornou um dos marcos da vigília. Conforme contou a primeira-dama Janja Lula da Silva, a cadelinha chegou a ficar doente durante um inverno e precisou ser internada. Foi nesse momento que Janja decidiu adotar o pet que ganhou o nome de Resistência, em alusão aos dias que esteve no acampamento.
Desde que Lula foi solto e todas suas condenações foram anuladas, Resistência Lula da Silva – sim, esse é o nome completo dela – passou a morar com o então ex-presidente e com Janja. Mas o momento mais histórico da vida dela ocorreria em 1º de janeiro de 2023. Foi neste domingo que, acompanhada de representantes da população e de movimentos sociais, Resistência subiu a rampa do Palácio do Planalto para entregar a faixa presidencial a Lula, que assumiu seu terceiro governo.
Guiada por Janja e por Lula, ela demonstrou alegria e curiosidade e esteve presente durante a cerimônia ao lado dos tutores. A presença de Resistência no evento era uma promessa antiga de Janja, que é defensora da causa animal. Saída das ruas, Resistência irá morar, agora, no Palácio da Alvorada, a casa oficial da presidência da República.
Veja algumas fotos de Resistência com a família Lula da Silva
Fotos: Redes sociais (Reprodução)
Leia também
Conheça Feijão, o funcionário de quatro patas do Diário de Santa Maria
Cachorrinha invade estúdio de jornal em Santa Catarina e viraliza nas redes sociais