Conheça Diego Martins, o santa-mariense de coração que dirigiu a série “Rota 66”, do Globoplay

Mirella Joels

Conheça Diego Martins, o santa-mariense de coração que dirigiu a série “Rota 66”, do Globoplay

VANS BUMBEERS

Foto: Vans Bumbeers

Depois de dirigir episódios das séries “Toda Forma de Amor” (Canal Brasil) e Hard (HBO MAX), o diretor Diego Martins, natural de Pinhal Grande, mas santa-mariense de coração,  foi convidado para dirigir a série Rota 66, do Globoplay, que já está disponível para assistir na plataforma. Os oito episódios são inspirados no livro homônimo do jornalista e escritor Caco Barcellos, interpretado na série por Humberto Carrão. O protagonista investiga o assassinato de dois paulistanos e descobre um grupo de matadores da ROTA (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) que opera com aparente aval da justiça.

Os primeiros contatos com a 7ª arte

Diego Martins conta os pais têm casa em Santa Maria e que já morou na cidade na época do curso pré-vestibular. Desde os anos 90, já se interessava por audiovisual e imagens, paixão que alega ter herdado da mãe, que assistia muitos filmes, e do tio, que é jornalista. Depois de produzir muitos videos amadores na infância, Diego teve a oportunidade de estudar cinema, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre:– Eu comecei a trabalhar muito jovem, ainda no terceiro semestre da faculdade. Fiz estágio e trabalhei na Casa de Cinema de Porto Alegre. Sinto que lá que me formei como profissional – comenta.

Por mais de 10 anos, atuou como 1º assistente de direção, profissional que realiza o canal de comunicação entre produção e direção. Em 2010, já formado, se mudou para São Paulo e expandiu os horizontes do audiovisual. Durante a pandemia, realizou o primeiro projeto autoral: um videoclipe com o ator Jesuíta Barbosa, que recentemente fez a novela Pantanal, da TV Globo.

Projeto ALGO_1 com Jesuíta Barbosa. Foto: Reprodução

Os bastidores da série

Foto: Vans Bumbeers

Atualmente, a série está no top 5 das mais vistas do Globoplay. Para Diego, a oportunidade de dirigir esse projeto foi ao mesmo tempo um presente e uma grande responsabilidade. Gravada em 50 dias, a série teve mais de 80 cenários montados, mais de 600 pessoas envolvidas na produção e 100 atores, incluindo Humberto Carrão, Aílton Graça e Adriano Garib no elenco. – Eu já era fã do Humberto, é um ator muito generoso. É maravilhoso criar junto com ele no set – relata.De acordo com Diego, as escolhas da direção focaram no lado humano, nos atores e na interpretação, por retratar histórias que causam muita dor. São cinco tramas paralelas inspiradas em casos reais, por isso, em respeito às vítimas e todos que foram afetados, não foram gravadas cenas de violência explícita. – Quando falamos sobre esses crimes que tem a ver com a supremacia da polícia, sobre racismo, é atual. Você olha para o lado e está acontecendo até hoje – explica.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Abertas as inscrições para vagas em creches da rede municipal de Educação Infantil Anterior

Abertas as inscrições para vagas em creches da rede municipal de Educação Infantil

Gabro Demais apresenta “Especial Rita Lee” nas janelas do Theatro nesta quarta-feira Próximo

Gabro Demais apresenta “Especial Rita Lee” nas janelas do Theatro nesta quarta-feira

Geral