Confira algumas das áreas verdes para aproveitar em Santa Maria

Denzel Valiente

Confira algumas das áreas verdes para aproveitar em Santa Maria

Da mais tradicional até os lugares alternativos, Santa Maria é repleta de áreas verdes para todos os públicos. Neste aniversário de 164 anos, o Diário te convida a aproveitar o feriado para descobrir e redescobrir esses locais.

Por meio de uma enquete no perfil do Diário no Instagram, os leitores puderam ajudar a escolher entre o Parque Itaimbé, Parque da Medianeira, Praça do Mallet e Bosque da UFSM, qual é a melhor área verde da cidade. O público também sugeriu ao Diário, outros espaços de lazer que se destacam em Santa Maria. Abaixo nós trazemos os resultados da campanha especial de aniversário da cidade.

BOSQUE DA UFSM – 1º COLOCADO

Em primeiro lugar, como a área verde mais amada pelos leitores do Diário, está o bosque da Universidade de Santa Maria (UFSM). O campus da universidade possui 239.578 metros quadrados de extensão e fica localizado no Bairro Camobi.

O paisagismo do local é um cenário à parte, os espaços verdes são bem arborizados e contam com pista de caminhada e ciclismo, além de bancos. Aos fins de semana, principalmente durante o verão, o bosque recebe inúmeros visitantes. Não apenas estudantes, mas moradores e visitantes também aproveitam as tardes para conhecerem e aproveitarem o local.

O campus possui diferentes áreas de bosque, como o Bosque de Pinus, localizado atrás do prédio da reitoria e o Bosque das Nações, que fica à frente do mesmo prédio e ao lado do Largo do Planetário. A UFSM, reforça a importância do espaço como um ambiente de convivência democrática.

– A UFSM fica extremamente lisonjeada com o reconhecimento dos leitores do Diário como um dos melhores espaços verdes da cidade. Pra UFSM é de um orgulho muito grande quando a gente vê que a comunidade santa-mariense se apropria daquele espaço, democratiza aquele espaço. – pontua Flavi Lisboa, pró-reitor de Extensão da universidade.

Música, chimarrão, cadeiras e apresentações são apenas algumas das atrações que deve encontrar quem visitar o espaço.

– É a comunidade ocupando, vivenciando o campus da universidade, em especial curtindo, usufruindo a área verde que a UFSM disponibiliza, não só para a comunidade acadêmica. – completou o pró-reitor.

POLIFEIRA DO AGRICULTOR

O campus também abriga, semanalmente, as edições da Polifeira do Agricultor. A feira é uma iniciativa do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria. O projeto tem como objetivo incentivar a agricultura familiar e as relações entre o campo e a cidade. Nas redes sociais da Polifeira, é divulgado semanalmente a data e local das edições, que também ocorrem fora do campus.

VIVA O CAMPUS

No dia 29 de maio haverá uma edição especial do Viva o Campus em comemoração aos cinco anos do Centro de Convenções. O Viva Campus é uma iniciativa da universidade que incentiva as atividades de esporte, arte, cultura, saúde e lazer. Também estão previstas edições do projeto para julho, setembro, outubro e dezembro.

PARQUE ITAIMBÉ – 2º COLOCADO

O segundo colocado na enquete popular é um local conhecido por todos os santa-marienses. O Parque Itaimbé é uma área verde de 1,5 mil metros de extensão e composto por cinco setores segmentados, situada na região central do município. O largo tem início no cruzamento entre as Rua Comissário Justo e Avenida Itaimbé e segue cortando a cidade, até terminar na Avenida Nossa Senhora das Dores, no Centro.

O Itaimbé é ponto de encontro de diferentes grupos. As quadras esportivas dão oportunidade para as práticas de diversos esportes, desde basquete até skate e, aos finais de semana, ficam repletas de atividades em grupos de indivíduos.

A área verde também serve como ponto de encontro de familiares e amigos. Um refúgio no meio da cidade, o gramado fica ocupado por cadeiras e rodas de conversas. Os brinquedos também atraem crianças que diariamente se divertem no local.

ESPAÇOS MULTIUSOS

Mas as atrações do Parque Itaimbé não param por aí. A Concha Acústica e o Centro De Atividades Múltiplas Garibaldi Poggeti, popular Bombril, são dois icônicos pontos culturais da cidade.

O Bombril conta com uma estrutura em formato de arena adequada para eventos de médio porte, com capacidade para uso de até 530 pessoas. O local passou por reformas em 2019, mas está fechado desde o início da pandemia, até o momento sem previsão para reabertura.

Já a Concha Acústica é conhecida por abrigar shows e espetáculos. O local foi inaugurado no final dos anos 1970. O palco a céu aberto e em formato de meia-lua, que leva o nome do consagrado cantor e compositor Lupicínio Rodrigues, já recebeu centenas de artistas de Santa Maria e, também, de fora.

PARQUE BASÍLICA NOSSA SENHORA DA MEDIANEIRA – 3º COLOCADO

Escolhido pelo público como a terceira melhor área verde de Santa Maria, o Parque do Santuário Basílica Nossa Senhora da Medianeira fica localizado na Avenida Medianeira, anexo à Basílica.

O local conta com uma ampla área verde, com espaço para caminhadas e lazer ao ar livre. Quem visita o parque aos finais de semana e feriados, encontra um espaço familiar com rodas de chimarrão, animais e pessoas praticando esportes.

Por estar localizado junto à Basílica, o local também é um ponto de encontro de religiosos. Diariamente, fiéis visitam o santuário para realizarem orações, promessas, acenderem velas e para participarem das missas.

O parque também conta com dois salões de festas e um ginásio de esportes, além de ser conhecido por abrigar eventos públicos e privados. A entrada no local é gratuita e o parque fica aberto ao público, todos os dias das 8h às 18h.

A administração do Santuário divulga através das redes sociais e pelo site, os eventos programados para ocorrerem no espaço.

DEMOCRATIZANDO OS ESPAÇOS PÚBLICOS

Segundo um levantamento da prefeitura, a cidade conta com 80 espaços públicos de área verde. São praças de diferentes tamanhos, além de alguns parques. Confira aqui uma lista de outras alternativas para curtir e conhecer Santa Maria.

PRAÇAS

  • Praça Saldanha Marinho
  • Praça João Pedro Menna Barreto (Bombeiros)
  • Praça do Patronato
  • Praça CEU
  • Praça da Nonoai
  • Praça Saturnino de Brito (Brahma)
  • Praça General Mallet

CASCATAS E CACHOEIRAS

  • 3 Quedas
  • Cascata do Angico

OPÇÕES PARA DIFERENTES PÚBLICOS

Além das praças, parques e cachoeiras, Santa Maria também possui outras opções de lazer, tanto públicas como privadas. O parque da Cacism reúne pessoas que fazem caminhada e aproveitam as sombras para descansar. Os balneários Passo do Verde e Ouro Verde são boas opções para fugir do calor no verão. Assim como os parque aquáticos Dores Praia Park e Acqua Summer.

CLUBES

  • Clube Recreativo Dores 
  • Avenida Tênis Clube (ATC)
  • Sociedade Recreativa Balneário Bella Vista
  • Estância do Minuano
  • Sociedade Concórdia Caça e Pesca (Socepe)

BALNEÁRIOS

  • Balneário Passo do Verde
  • Balneário Ouro Verde
  • Balneário Zimmermann

PARQUES AQUÁTICOS

  • Dores Praia Park
  • Parque Acqua Summer

PARQUES

  • Parque da Cacism
  • Parque da Medianeira
  • Parque Natural Municipal Dos Morros
  • Jardim Botânico
  • Parque Itaimbé
  • Bosque UFSM

UM MÊS DEDICADO A SANTA MARIA

As comemorações pelos 164 anos de Santa Maria seguem ao longo de maio. Na próxima terça-feira (24), o Diário continua com uma série de reportagens especiais. Você vai conferir uma lista de pontos turísticos clássicos e novos para explorar a cidade.

Denzel Valiente, denzel.valiente@diariosm.com.br

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Basílica da Medianeira é um espaço de lazer aberto à comunidade em Santa Maria Anterior

Basílica da Medianeira é um espaço de lazer aberto à comunidade em Santa Maria

UFSM publica edital sobre vagas do Sisu Próximo

UFSM publica edital sobre vagas do Sisu

Geral