A quinta edição da Confraria do Salto Alto, realizada nesta quarta-feira (17), começou com muita conversa, reencontros e música. O convidado deste ano foi o ator e apresentador Luciano Szafir. O evento começou às 19h e seguiu até às 23h, no Parque Hotel Morotin. O coquetel foi assinado pelo Babette By Denise e as espumantes foram da Vinícola Velho Amâncio. A noite contou com cerca de 400 convidados.
Início da noite
A escritora e consultora da Domitila Daniela Limberger já participou de outros encontros da Confraria:– É muita noite de troca entre mulheres em relação a conhecimento, experiências e questões femininas. Além de sempre ser um ambiente agradável com comida e bebida maravilhosas – afirma.
Daniela ainda ressaltou como está ansiosa para ouvir a conversa com o ator, porque identificou-se com a história de superação dele contra a Covid-19.
A enfermeira Reusa Firpo e a mãe Zoila, professora aposentada, estavam na Confraria pela primeira vez. – Conhecemos o evento por indicação de uma amiga e estamos adorando. Ansiosas para ouvir o Luciano Szafir falar, adoramos ele – ressalta Reusa.
Ao som da música pop do cantor e compositor Matheus Dorber, os convidados aproveitaram o encontro com muita conversa e gastronomia de primeira.
Várias mulheres empreendedoras estavam presentes no encontro, como a empresária Ritiele Pereira, Dona do Meu Carro, que ensina mecânica para mulheres. Riti comentou que achou divertido ver tantas mulheres elegantes: – Gostei que o evento permitiu mulheres de diversos estilos participarem. Um pouquinho antes da noite começar, eu estava mexendo com ferramentas. Por isso, adorei a integração e poder conhecer essas mulheres incríveis e diferentes – relata
Antes de começar o bate-papo, o ator Luciano Szafir conversou com a equipe do Diário apontou que foi muito bem recebido em Santa Maria: – A recepção foi extremamente calorosa e o bate-papo vai ser super gostoso. Vou falar sobre carreira profissional, pessoal, família e tudo que passei com a doença.
Ao término da entrevista, a jornalista Thays Ceretta, perguntou “qual a fórmula para continuar elegante?” E Szafir respondeu, com um sorriso no rosto, falando que é tudo graças ao gene da Dona Beth (mãe do ator).
Leia também
Bastidores: quarta de confraria, #bizu e Conexão Empresarial na coluna de Maristela MouraAnelise Varela é uma das vozes da Confraria do SaltoMúsica pop vai embalar a noite da Confraria do Salto Alto
Noite memorável
A Santamariense, produtora de arte e artista plástica Ana Macedo, conheceu o artista nas gravações do filme, “Nossa Senhora de Caravàggio”, de Fábio Barreto, em 2006. Ana trabalhou na produção de Arte e pós-produção do longa metragem. Relembrou de como conheceu o ator e rezou muito por sua recuperação quando soube da sua internação por Covid-19.– Lembro de uma cena linda, que revela o jeito humano, sensível e generoso do Luciano Szafir. Durante a pós produção, quando cumpriamos a agenda com patrocinadores, o Luciano aceitou fazer fotos com uma criança que tinha sido atropelada, para a campanha de recursos para o seu tratamento, à pedido da sua mãe. Para nossa triste surpresa, a criança teve sequelas neurológicas e estava paraplégica. De improviso, o Luciano fez um “tsuru” na hora, com um papel de nota fiscal e assobiou imitando um passarinho. Foi muito emocionante, ver a reação daquele menino, que sorriu redobradas vezes, irradiando uma luz q transcendia a sua paralisia. Quando nos reencontramos no camarim, levei um Tsuru, símbolo de saúde, para ele. Parabenizo a Confraria pela produção desse evento de confraternização, trazendo um bate-papo com um olhar humano e sensível em relação à vida. – afirma a produtora
Reencontro da produtora de arte Ana Macedo, com Luciano Szafir. Crédito: Arquivo Pessoal
Antes do ator subir ao palco, a Domitila organizou um desfile diferenciado. Além das modelos desfilando até o final do salão, a cantora Carola, vestida com asas de anjo, junto de Matheus Dorber na guitarra, fizeram a passarela tornar-se um show de rock. “Livin’ on a Prayer”, do músico norte-americano Jon Bon Jovi e “What a Feeling”, trilha do filme Flashdance da artista norte-americana Irene Cara, foram uma das diversas músicas clássicos que a dupla trouxe para embalar o desfile.
Foto: Nathália Schneider. Cantora Carola
Após a finalização da performance, o convidado especial subiu ao palco com a jornalista Kellen Caldas. Durante a conversa, Luciano contou um pouco dos dias em que passou no hospital, lutando contra a Covid-19:– Achei que minha vida tinha acabado ali, quando não escutei mais o barulho do aparelho que monitora os batimentos cardíacos. Tudo que passei, foi uma lição. Sou muito grato pela minha vida.
Além disso, a jornalista perguntou sobre o uso das redes sociais, como é o novo programa “Casa Szafir” do SBT e novidades relacionadas a carreira profissional. Szafir já adiantou que vai participar de um filme, no qual vai interpretar um barão do café, do século 18. Ao final, Kellen abriu para o público fazer perguntas.
Foto: Nathália Schneider. Bate-papo da jornalista Kellen Caldas com o artista Luciano Szafir
Para encerrar o bate-papo, o jornalista Cassiano Cavalheiro fez a última pergunta. Caminhou próximo ao palco e questionou: “Como foi superar a Xuxa? Porque eu ainda não consegui”. A pergunta recebeu aplausos, risos e arrancou um sorriso do ator, que ficou até mesmo um pouco envergonhado.– Conheci a Xuxa, quanto tinha 19 para 20 anos. Fizemos uma sessão de fotos, junto com outros modelos e a química rolou na hora. Mas ficamos apenas uns oito meses juntos e nos reencontramos anos depois. Nesse outro encontro, tivemos a Sasha. Sempre admirei a perseverança dela na carreira profissional e a maturidade, principalmente em relação a nossa filha – contou o artista.
Gostinho de quero mais
Ao despedir-se do público, Luciano ainda permaneceu no local para tirar fotos com os convidados que queriam ter uma recordação da noite. A proprietária da Clínica Finea Saúde e Estética Eduarda Camila Mendes, esteve pela primeira vez na Confraria e ao final da conversa já foi para a fila esperar para registrar o momento. O cantor Matheus Dorber não perdeu a oportunidade de conhecer o artista bem de pertinho também.– Gostei muito do que ele falou em relação a viver o presente. Viver o hoje, isso é muito importante. E agora, tirar uma foto e sentir a energia dele bem de pertinho – disse Eduarda Mendes.
Foto: Nathália Schneider. Cantora Anelise Varela
Para fechar a noite com chave de ouro, a cantora Anelise Varela, junto com o amigo e colega Fabrício Simões no violão, tocaram, principalmente, as mais conhecidas do sertanejo. No final da apresentação, a dupla cantou “Anunciação” do artista Alceu Valença, para deixar a noite com gostinho de “quero mais”.
Leia todas as notícias