Concurso Literário Felippe D’Oliveira está com inscrições abertas

Bernardo Abbad

Concurso Literário Felippe D’Oliveira está com inscrições abertas
Busto do poeta Felippe D’Oliveira, na Praça Saldanha Marinho, obra do escultor ítalo-brasileiro Victor Brecehret, também é reflexo do movimento modernista em Santa Maria (Foto: Pedro Piegas)

De 7 de março a 22 de abril, escritores podem se inscrever para participar da 46ª edição do Concurso Literário Felippe D’Oliveira. Serão aceitos textos nas categorias conto, crônica e poesia. A entrega dos prêmios será realizada em 23 de agosto, no Mês da Cultura de Santa Maria e durante a semana do aniversário do poeta Felippe D’Oliveira. O edital com todas as informações e formulário para inscrições está disponível no site da prefeitura.

Conforme o regulamento, os textos inscritos deverão ser inéditos. Poderão se inscrever candidatos de nacionalidade brasileira, residentes no país ou no Exterior. Cada participante poderá concorrer exclusivamente em uma das categorias: conto, crônica ou poesia, com um único texto, já devendo indicar uma conta bancária pessoal para o caso de ser premiado. Outra observação que consta é que os participantes classificados em primeiro lugar em de cada categoria ficarão impedidos de concorrer nessa mesma categoria pelo período de um ano.

O primeiro colocado em cada categoria receberá prêmio no valor de R$ 3 mil. Aos candidatos que obtiverem 2º e 3º lugares e menções honrosas em cada categoria serão conferidos certificados.  A seleção e premiação dos textos será realizada por uma comissão julgadora composta de três membros para cada modalidade, residentes ou não em Santa Maria. A Secretaria de Cultura está reunindo a indicação de nomes para integrarem o grupo.

AUTORES LOCAIS

O Prêmio Cidade de Santa Maria procura estimular a participação de candidatos naturais de Santa Maria ou residentes na cidade há mais de dois anos. Os premiados em cada uma das categorias, que deverão comprovar naturalidade ou residência, recebem R$ 2 mil.

O Concurso Literário Felippe D’Oliveira foi instituído pela Lei Municipal 1916/77, de 7 de junho 1977, e premia anualmente participantes de todo o Brasil. O cronograma da 46ª edição ainda prevê a conferência e organização dos textos no período de 22 de abril a 6 de maio. A análise dos jurados será de 15 de maio a 30 de junho, sendo a divulgação de resultados prevista para 6 de julho.

Quem foi Felippe D’Oliveira

Nascido em 23 de agosto de 1990, Felippe Daudt Alves de Oliveira era o terceiro filho de Felipe Alves de Oliveira e Maria Adelaide Daudt de Oliveira. A temática de dor, saudade e ausência em muitas de suas poesias revela as marcas de um trágico acontecimento. Felippe não conheceu o pai, que foi assassinado 12 dias antes de seu nascimento.

Ele fez seus estudos em Porto Alegre, onde formou-se farmacêutico. Desde cedo, demonstrou interesse pela poesia. Quando se encontrava em Santa Maria, publicou seus versos no jornal “O Combatente”. No Rio de Janeiro, para onde transferiu-se, foi considerado um dos maiores intelectuais da época, e se evidenciou como pensador, novelista, poeta, jornalista e teatrólogo.

Felippe D’Oliveira praticava diversas modalidades de esportes, entre eles destacava-se em natação, esgrima, ginástica, remo e automobilismo. Morreu em acidente automobilístico nas proximidade de Paris, em 17 de fevereiro de 1933, com 42 anos. Entre suas obras estão “Vida Extinta (1911), “Lanterna Verde” (1926), “Terra Cheia de Graça” (1934) e “Felippe D’Oliveira: obra completa” (1990).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Alckmin diz que reforma tributária tem que ser feita neste ano Anterior

Alckmin diz que reforma tributária tem que ser feita neste ano

Presente das arábias Próximo

Presente das arábias

Geral