Concerto para Maria e procissão luminosa; confira como foi a programação noturna do sábado de Romaria

Mirella Joels

Concerto para Maria e procissão luminosa; confira como foi a programação noturna do sábado de Romaria
Fotos: Nathália Schneider

Centenas de fiéis foram ao Parque da Medianeira na noite de sábado (05) para participar da programação da 79ª Romaria Estadual da Medianeira. Entre as atrações noturnas, duas atividades inéditas: o Concerto para Maria, da Orquestra Sinfônica de Santa Maria, e a procissão luminosa, uma das atividades voltadas ao público jovem. Neste ano, a Romaria ocorre em dois dias, sábado e domingo (06), com programação especial para atrair pessoas de diversas faixas etárias.

Concerto para Maria

Pela primeira vez na história da Romaria, a Orquestra Sinfônica de Santa Maria se apresentou na celebração religiosa. O Altar Monumento se iluminou em azul para receber o Concerto Para Maria que começou por volta das 20h30. Pouco antes da apresentação começar, o Arcebispo da Arquidiocese de Santa Maria, Dom Leomar Antônio Brustolin, falou sobre a importância de Santa Maria no âmbito cultural e celebrou a primeira edição da Romaria com dois dias de programação:

– É por causa desses dois dias que nós podemos ter também esse brilhante encontro com a Orquestra Sinfônica de Santa Maria.

Com uma orquestra formada por 30 músicos e duas solistas, Juliana Pires e Rosimari Oliveira, ambas soprano, o Maestro Tita Sartor guiou as 18 músicas que foram tocadas durante a apresentação. – Elaboramos junto com dois amigos nossos, o Dilber Alonso e o Lucas Formulo, arranjos especiais para esse evento de canções. São hinos para Maria aqui da própria igreja da medianeira, que são cantados aqui. Depois fizemos uma pesquisa de repertório sacro – explica Tita, que também é o diretor artístico da Orquestra.Além de três “Ave Maria” diferentes, o repertório ainda contou com a canção “Romaria”, de Renato Teixeira. O público cantou junto com emoção e aplaudiu calorosamente ao final da música. Quando a orquestra tocou “Medianeira para Todas as Graças” e “Maria Mãe Medianeira”, os fiéis cantaram junto com ânimo. Entre uma música e outra, o maestro interagia com o público contando um pouco da história das músicas.

Mary Ângela Amorim, 64 anos, é professora aposentada da Universidade Federal de Santa Maria e acompanhou o espetáculo em uma das primeiras fileiras da plateia. Essa foi a primeira vez que ela participou de uma atividade da Romaria e o que chamou atenção para comparecer ao evento foi o concerto da Orquestra na programação de dois dias:

– Essas músicas nos elevam, nos aproximam da espiritualidade, isso é muito positivo. A Romaria é uma atividade do calendário católico, mas todos nós, mesmo os não católicos, estão sendo presenteados com esse belo espetáculo.

Procissão luminosa

Nem os 17 °C somados ao vento foram um empecilho para que a procissão luminosa ocorresse. Depois do Concerto para Maria, os fiéis caminharam para a Basílica, onde acenderam velas para seguir em procissão ao redor da próprio local. Padre Júnior, 27 anos, estava guiando a atividade e encorajou o público com fé e bom humor:– Quando tentarem apagar a chama da nossa fé, a gente inventa, nem que seja com a luz do celular. É só ligar a lanterna do celular e fazer acontecer.

Muitas das pessoas que foram participar da procissão luminosa estavam lá para agradecer graças recebidas ou pedir por novas bênçãos. Nair Nunes, 46 anos, participa da Romaria há 12 anos e faz parte desse grupo de fiéis que tem um motivo especial para participar das atividades da celebração católica:– Eu venho agradecer as graças alcançadas, eu tinha um problema sério de saúde, fui curada e agradeço muito à Nossa Senhora Medianeira. Agora estou lutando de novo e vim pedir mais uma graça para ela. Não tenho palavras para descrever o que ela representa para mim – conta Nair.

De acordo com um dos organizadores, Raul Maffini, 24 anos, 182 jovens se inscreveram para trabalhar como voluntários da Romaria. Ele percebe que os jovens são inquietos, por isso, acredita que uma das formas de mobilizar a comunidade jovem é convidando para atividades mais dinâmicas, como ajudar nos preparativos e na execução da Romaria:– Eles se sentem presença, se sentem parte e isso acaba motivando muito. Uma Romaria tão grande como esta, com tanta representatividade, com os jovens juntos, deixa um rosto mais alegre para o evento – comenta.

Além da juventude de Santa Maria, vieram grupos de São Pedro do Sul, Quarta Colônia e Tupanciretã. Uma das jovens que esteve presente na procissão foi Daiane da Conceição, 20 anos, que participa da Romaria há 5 anos:

– Aos 15 anos, eu conheci uma congregação missionária e a partir daí eu comecei a ir nas igrejas, capelas e passei a fazer parte da minha paróquia.Com cantoria, oração, velas, cobertores e muita fé, fiéis de diversas idades seguiram a imagem de Nossa Senhora Medianeira e de Carlos Acutis, adolescente católico italiano que morreu em 2006 e foi beatificado em 2020, ao redor da Basílica.

Confira a programação de domingo (06)

1h – Via-Sacra da Cruz, no Parque

2h – Adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento, na Basílica

3h – Terço meditado diante do altar da Medianeira

4h – Via-Sacra da Luz, no Parque

5h – Missa da Alvorada, na Basílica

6h30min – Saída da Romaria Jovem, em frente à Basílica

16h – Retorno da Imagem da Medianeira para a Cripta

Leia todas as notícias

16h30min – Terço Vocacional e Bênção de Envio, na Cripta

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Grupo Diário participa de transmissão da procissão da 79ª Romaria Estadual da Medianeira Anterior

Grupo Diário participa de transmissão da procissão da 79ª Romaria Estadual da Medianeira

OVNIs em Porto Alegre? Pilotos relatam surgimento de luzes não identificadas no céu da capital gaúcha Próximo

OVNIs em Porto Alegre? Pilotos relatam surgimento de luzes não identificadas no céu da capital gaúcha

Geral