xô, umidade!

Como se livrar da umidade e do mofo dentro de casa

Fotos: Pixabay (reprodução)

Paredes e chão molhados, mofo nos cantos da casa, roupas que não secam. Você deve estar vivendo pelo menos uma (ou mais) dessas situações nos últimos dias, não é?! E como a previsão é que tenhamos de conviver por semanas com ela, o Diário ouviu especialistas que trazem dicas para amenizar o incômodo.

Conforme o arquiteto Zé Barbosa, da Lineastudio Arquiteturas, há dois tipos de problemas com umidade: a que vem do solo e a proveniente do ar. No primeiro caso, as paredes são as principais afetadas. 

- Como o solo fica em contato com elementos estruturais de fundações, sua umidade pode ser transferida para as paredes, subindo por capilaridade até cerca de um metro de altura, onde aparecem manchas de mofo e descolamento da pintura. Para evitar esse problema é fundamental a drenagem do terreno no perímetro da edificação, a impermeabilização efetiva das fundações e a utilização de uma cama de brita e lona na base do contrapiso - explica. 

Trânsito na BR-158 terá bloqueio parcial nesta quinta-feira

Já para amenizar a umidade do ar, o ideal é proporcionar a circulação de ar entre os móveis e as paredes. Nos banheiros, a dica é manter as janelas sempre entreabertas, além do box de banho o mais fechado possível.

- Embora a ventilação seja favorável na maior parte do tempo, em dias de inversão térmica (como o que vivemos no último domingo e nesta quarta) é recomendado manter a casa fechada, uma vez que o contato do ar úmido com superfícies frias provoca condensação. Ar-condicionado e desumidificadores são soluções que envolvem custo energético, mas bastante eficientes em casos extremos - completa o arquiteto. 

ANTIMOFO FEITO EM CASA
Além da utilização do ventilador ou do desumidificador, o diretor da Cia das Diaristas, Cássio Nunes Siqueira, aconselha um produto bem caseiro que pode ser usado na limpeza de paredes e armários: o vinagre branco. 

Rede de farmácias oferece serviço de vacinação em Santa Maria

- Você pode colocar o produto em um borrifador, aplicar nos locais desejados e em seguida utilizar o pano. Depois disso deixe as portas e janelas abertas para secar bem. A vantagem do vinagre é que ele possui ácido, o que inibe o desenvolvimento de fungos e, consequentemente, pode ajudar a lidar com o surgimento de mofo e manchas. Além disso é um método de baixo custo e de fácil aplicação - comenta Cássio. 

Outra dica é utilizar placas de isopor entre os armários e a parede para amenizar os estragos da umidade nos móveis.

COMO LIDAR COM A UMIDADE NO BANHEIRO  

  • Esta é a parte da casa que costuma ser a mais afetada com a umidade já que o teto pode ficar preto e o rejunte do azulejo pode acumular fungos. Por isso é importante arejar o ambiente
  • Depois do banho, procure abrir a janela e a porta, para que o vapor saia. Se o banheiro ficar fechado o tempo inteiro, fica difícil evitar o mofo
  • Quando não há janela, é importante o uso de exaustores. Deixar a porta aberta também ajuda
  • Para limpar o mofo, use água e sabão neutro. É possível usar produtos como alvejante ou cloro, mas eles podem deixar a superfície amarelada. Suco de limão pode ajudar a limpar o rejunte
  • Se o mofo impregnar, será necessário descascar e lixar a parede e depois aplicar produtos impermeabilizantes
  • Tinta antimofo também é uma aliada 
  • Cuidado com o uso de estufas dentro do banheiro, pois a umidade pode levar a curto-circuitos e gerar acidentes

NAS ROUPAS 

  • Pelo menos duas vezes por semana, abra todas as portas do armário por algumas horas para ventilar
  • Mexa nas roupas e mude os cabides de lugar para ajudar na circulação de ar
  • Dentro do armário, deixe um recipiente desumificador de ambientes, que pode ser comprado em um mercado
  • Se o mofo aparecer no tecido, use pano com álcool para remover e depois lave a peça normalmente
  • Se a roupa foi de coro, a dica é passar uma camada fina de cremes hidratantes ou produtos que dão brilho em móveis. Assim, há menos chance de o mofo se acumular
  • Para secar as roupas no inverno, estenda no lugar da casa com mais luminosidade possível 
  • Um saquinho de cravos dentro do armário ajuda a evitar o mofo, assim como o giz de quadro-negro pode ajudar

NAS PAREDES 

  • Muitas residências sofrem com bolhas e mofo nas paredes das salas e quartos. Isso pode ocorrer em função da má impermeabilização no momento da construção, pouca iluminação ou ventilação. Se as primeiras bolhas aparecerem, é possível estourá-las e pintar de novo a parede para manter mais um tempo em boas condições, mas é uma solução paliativa
  • O mofo pode ser limpo com água e sabão neutro

VENTILAÇÃO E ILUMINAÇÃO 

  • Abra as janelas da casa e deixe o sol e o ar circular pelo menos duas vezes por semana
  • Não deixe tudo fechado
  • Um ventilador em peças com muita umidade pode ajudar, ou ligar o ar-condicionado na função desumidificador 

O QUE DIZ A PREVISÃO DO TEMPO

Conforme o meteorologista Gustavo Verardo, a semana não deve melhorar no quesito umidade. A chuva, que retorna nesta sexta-feira para a região, vai trazer dias gelados novamente devido a entrada de uma massa de ar polar. Apesar de mínimas que podem chegar aos 4ºC no domingo, a umidade do ar continua alta.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

90 vagas de empregos e estágios para quinta-feira Anterior

90 vagas de empregos e estágios para quinta-feira

Trânsito na BR-158 terá bloqueio parcial nesta quinta-feira Próximo

Trânsito na BR-158 terá bloqueio parcial nesta quinta-feira

Geral