Eduardo Ramos
Além do Supermercado Royal já ter o sistema de autoatendimento, agora a primeira rede de supermercados instala esse tipo de equipamento em Santa Maria. No Peruzzo da Rua Demétrio Ribeiro, são 4 caixas de autoatendimento e uma funcionária fica à disposição dos clientes para pesar frutas e tirar dúvidas. Porém, são os próprios clientes que passam os códigos de barra dos produtos na máquina. A cada produto registrado, é preciso colocar na sacola pendurada. Depois, é só selecionar a forma de pagamento, por vários tipos de cartão, e finalizar a compra. A novidade agradou o designer gráfico uruguaio Daniel Diaz:
– Depois que acostumar a usar, vai ficar bem prático. Não vou precisar entrar na fila.
Os caixas de autoatendimento aceitam até 20 itens por cliente. O gerente de operações da Rede Peruzzo, Vitor Trevisan, diz que o objetivo é permitir que o cliente escape das filas e tenha mais comodidade. Esse é o 7º mercado da rede a ter essa tecnologia. O primeiro foi em Bagé, em 2017. O sistema também está presente em Alegrete e Caçapava do Sul. Em 2023, o mercado Peruzzo da Avenida Presidente Vargas também vai ganhar esse tipo de caixas sem operador:
– Essa tecnologia vem para facilitar. Aquele cliente que sai do trabalho e vem comprar um pão para tomar café não vai precisar ficar na fila. Vai passar aqui e sair rápido – diz.
O atendimento nos caixas normais, com funcionários, seguirá normalmente, conforme o gerente do mercado, Ademir Goulart Ferreira:
– A gente não tira vaga de ninguém. Os empregos serão mantidos, e há duas funcionárias para ajudar a pesar as frutas e tirar dúvidas.