Começam as obras de ampliação e reforma do Fórum da Comarca de Santa Maria

Gabriel Marques

Começam as obras de ampliação e reforma do Fórum da Comarca de Santa Maria
Foto: Eduardo Ramos (Diário)

O prédio do Fórum da Comarca de Santa Maria, localizado na Alameda Buenos Aires, Bairro Nossa Senhora das Dores, passa por ampliação e reformas que começaram nos últimos dias. A obra está orçada em R$ 40 milhões e tem previsão de conclusão em quatro anos. O serviço é executado pela Tecon Tecnologia em Construção Ltda. 

As obras estavam previstas, inicialmente, para começar em julho, mas tiveram início na semana passada. Ainda em estágio primário, maquinário e homens trabalham aos fundos do estacionamento, local que será reformulado para a construção do prédio anexo, que também passará a ser a entrada ao Fórum.

Leia também

Mais de 60 moradores recebem a concessão de direito real de uso no Bairro Nova Santa Marta neste sábadoSemana deve começar com tempo seco, mas chuva e frio retornam na quinta

De acordo com a gestora da direção do Fórum, Luci Berenice Pereira Silveira, durante o período de reformas no prédio que foi inaugurado em 29 de dezembro de 1993, o atendimento ao público continuará sem mudanças, no primeiro e segundo andar da edificação, já as audiências devem transferidas ao prédio da Caixa Econômica Federal, também na Alameda Buenos Aires, mas ainda sem data definida.

Ainda segundo ela, outra mudança que entrará em vigor ao final da reforma é a maneira como as seções estarão dispostas nos sete andares do prédio:

– As audiências, por exemplo, ocorrerão todas no mesmo andar para que assim se evite a circulação das pessoas pelo prédio e locais os quais elas não têm autorização para permanecer – diz Luci.

A reforma ainda prevê um telhado verde, isto é, uma cobertura de plantas que permite o crescimento de vegetação, e um sistema sustentável de funcionamento.

De certo modo as mudanças acompanham um processo de melhorias que já vinham ocorrendo no Fórum, como a digitalização total dos processos, que em junho, somavam mais de 38 mil. A troca do papel para o digital ocorreu por meio de uma parceria do Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), juntamente com a empresa licitada.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Greve dos servidores da saúde da EBSERH completa seis dias Anterior

Greve dos servidores da saúde da EBSERH completa seis dias

Oito unidades de saúde atendem usuários em turno estendido até sexta-feira em Santa Maria Próximo

Oito unidades de saúde atendem usuários em turno estendido até sexta-feira em Santa Maria

Geral