Começa a construção das terceiras faixas na RSC-287

Deni Zolin

Começa a construção das terceiras faixas na RSC-287

Foto: Eduardo Ramos (Diário)

Enquanto não saem as licenças para as obras de duplicação da RSC-287, que devem começar entre abril e junho entre Santa Cruz do Sul e Tabaí, a concessionária Rota de Santa Maria iniciou a construção das terceiras faixas na saída de Santa Maria, logo após a Base Aérea. Equipes e máquinas já estão retirando o acostamento e refazendo a base da rodovia para suportar o peso de carros, ônibus e carretas. A primeira pista extra, para permitir ultrapassagens de veículos mais lentos, terá 900 metros de extensão e ficará logo após o pórtico do avião, no sentido Santa Maria-Santa Cruz, onde as máquinas estão trabalhando agora. Outra terceira faixa, também de 900 metros, será construída pouco mais adiante, logo após o viaduto do trem, na reta do Figuera. Essa pista extra será no sentido Santa Cruz-Santa Maria.

A previsão da concessionária é que as duas terceiras faixas serão concluídas em, no máximo, três meses. Portanto, é possível que a primeira, já em obras, fique pronta até o final de abril, e a segunda, em junho.

O contrato do governo do Estado com a Rota prevê que serão construídas oito terceiras faixas entre Santa Maria e Paraíso do Sul, justamente para compensar o fato de que a duplicação seria só em 2040. Isso só foi incluído no contrato após a insistência da coluna e do Diário com o secretário estadual de Parcerias da época, Bruno Vanuzzi, que acabou consultando o Batalhão Rodoviário e o Daer para verificar a necessidade de terceiras faixas. Além dessas duas faixas extras, no terceiro ano do contrato (a partir de setembro), estão previstas mais duas. Serão mais duas terceiras faixas no 4º ano, e duas no 5º ano do contrato, o que vai permitir ultrapassagens mais seguras, reduzindo tempo de viagem e diminuindo o risco de acidentes frontais, que costumam ser os mais perigosos.

Além disso, o contrato prevê a duplicação dos trechos urbanos até Tabaí, o que também facilitará ultrapassagens e garantirá mais segurança. Em Santa Maria, a duplicação será de 1,5 km, do Trevo do Aeroporto em direção à Base Aérea. Deve iniciar em janeiro de 2024 e ser concluída em setembro de 2025.

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