Com privatização, região poderá ter mais cinco praças de pedágios

Leandra Cruber

Com privatização, região poderá ter mais cinco praças de pedágios

Eduardo Ramos

BR-158. Foto: Eduardo Ramos (Diário)

Quatro rodovias federais do centro do Estado que estão sob gestão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) serão repassadas à iniciativa privada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em um acordo que deve ser fechado no primeiro trimestre de 2024, segundo a previsão. A concessão teria duração de 30 anos. O término na nova ponte do Guaíba, na BR-290, também fará parte do projeto.

A concessão de cerca de 674 km nas BRs 116, 158, 290 e 392 deve trazer melhorias nas rodovias. Por outro lado, deve ser acompanhada de praças de pedágio com preços bem salgados.

Conforme estudo divulgado pela ANTT, só na Região Central, há a perspectiva de cinco pedágios em cinco municípios. Na BR-158, haverá praças em Cruz Alta e Júlio de Castilhos, enquanto que, na BR-392, estão previstos pedágios em Santana da Boa Vista e São Sepé.

Na BR-290, a única rodovia que deve receber obras de duplicação, haverá pedágio em Caçapava do Sul. Porém, o trecho na região de Caçapava será de pistas simples.

O estudo, porém, não define se, no total, serão 11, 12 ou 13 praças de pedágios a partir da concessão, uma vez que os números divergem nos documentos apresentados. O levantamento foi realizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelo consórcio Logit-ATP-QM-JGP.

Os primeiros dados apontam que o valor do pedágio para veículos de passeio  será de R$ 11,54 em trechos de pista simples, e de R$ 16,15 nos pontos com pista dupla, situação que vai deixar ainda mais caras as viagens dentro do Estado, principalmente para quem vai a Porto Alegre. A cobrança deve começar a partir do 13º mês de operação.

O prefeito de Santana da Boa Vista, Garleno Alves da Silva (MDB), diz ter sido pego de surpresa com a informação dos novos pedágios e, por essa razão, não poderia se posicionar:

– Preciso falar com a ANTT, porque isso é uma questão que merece ser discutida e também envolver a comunidade.

Em Júlio de Castilhos, o prefeito Bernardo Quatrin Dalla Corte (PSDB) teve posicionamento semelhante. Ele disse que, após o contato da reportagem, procurou o Dnit para obter mais explicações, e que aguarda o retorno do departamento para se manifestar.

Mapas das novas praças de pedágio na Região Central. Foto: reprodução

Terceira faixa

A BR-290 deve ter 114 km duplicados e 31,33 km de terceiras faixas. Já as BRs 158 e 392 terão 90,69 km e 71,51 km, respectivamente, de terceiras faixas.

As prefeituras de Caçapava do Sul, Cruz Alta e São Sepé foram contatadas, mas não se manifestaram até o fechamento da edição. (Colaborou Gabriel Marques)

Expectativa é que estradas recebam melhorias e ofereçam segurança

A partir da semana que vem, as três novas praças de pedágios da RSC-287 darão início à cobrança. Na região, as praças estão localizadas no distrito de Palma (Santa Maria) e Paraíso do Sul. De acordo com o presidente da AM Centro e prefeito de São João Polêsine, Matione Sonego (MDB), a expectativa com o anúncio da concessão das quatro rodovias federais é que, assim como na RSC-287, os pedágios tragam melhoras como contrapartida.

– É uma questão que não está sob a nossa gerência, ou seja, não tem como querermos ou não. Por exemplo, na Quarta Colônia, os pedágios que já estão instalados são uma realidade, e o Estado passou por todo um processo de licitação, a empresa contratada, enfim. Então, já são uma realidade e não tem como fugirmos disso. Por isso, com mais pedágios na região, o que esperamos é que venham, também, as adaptações necessárias, como melhorias na pista, no acostamento, duplicação, quando chegar o momento, entre outros – ressalta.

Cronograma concessão BRs 116, 158, 290 e 392, BNDES, Estado, Rodovias, Dnit.

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