Atenção, motoristas!

Com mudanças, trânsito no Bairro Medianeira ainda gera dúvidas

Suellen Venturini

Mais de uma semana depois, as mudanças no trânsito no Bairro Medianeira ainda parecem não estar claras para pedestres e motoristas. Na sexta-feira, a reportagem do Diário esteve nas vias que começaram ser modificadas no dia último dia 16. 

Na Rua Marquês do Herval, onde placas indicam que passou a ser proibido que carros cruzem pela Avenida Medianeira, a reportagem flagrou motoristas na contramão. No intervalo de uma hora, pelo menos dois motoristas cometeram a infração, que é passível de multa. 

 Vagas da Zona Azul em Santa Maria devem ser ampliadas até dezembro  

Um deles, que não quis ser identificado, justificou que não tinha prestado atenção na modificação: 

– Eu estudo aqui perto e sempre entrei nesta rua. Mas, só agora que eu percebi a mudança.

Para João Porto, 68 anos, a mudança só fez sentido quando ele notou que estava errado.

– Quando mudou o sentido da rua, eu estava viajando. Voltei e me deparei com tudo diferente. Moro aqui perto e, para mim, deveria ter mais placas ou alguns "azuizinhos" indicando a mudança – opinou o aposentado. 

O superintendente de Mobilidade Urbana, Marcelo Rosses, informou que os departamentos de trânsito de Santa Maria já concluíram a instalação de placas na região. Há sinalização na esquina da Avenida Medianeira e uma faixa na Rua Marquês do Herval com o dizer "pare" que tentam impedir os motoristas a cometerem a infração. 

– Nós sabemos que existem pessoas que ainda estão fazendo errado e entendemos que toda mudança de trânsito causa uma alteração de rotina. Mas a sinalização está ali e já foi concluída – argumentou Rosses.

 FLAGRANTES: motoristas estacionam no espaço reservado para pedestres  

Ainda na manhã de sexta-feira, agentes de trânsito foram vistos no local fazendo abordagens. Segundo a prefeitura, era um trabalhado de rotina e orientação aos motoristas no bairro, e não exclusivamente nas ruas que tiveram mudanças. De acordo com a Superintendência Municipal de Comunicação, a intenção era fazer a abordagem de condutores em veículos com crianças sem cadeirinhas de transporte infantil, entre outras irregularidades. 

Conforme o setor de Mobilidade Urbana, o sentido único na Rua Marquês do Herval vale para o trecho entre a Rua Dom Pedro II e a Avenida Medianeira. Entre as ruas Dom Pedro II e Tamanday, a via ainda tem sentido duplo. Porém, deve ser alterado até o fim deste ano.  

 SANTA MARIA, RS, BRASIL. 27/10/2017.Mudanças no trânsito ruas Rua Marquês do Herval e Heitor Campos.FOTO: GABRIEL HAESBAERT / NEWCO DSM
A sinalização vertical também foi colocada para avisar aos motoristas da mudanças do novo sentido da Rua Marquês do HervalFoto: Gabriel Haesbaert / NewCO DSM

PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO
Na Rua Heitor Campos, onde passou a ser proibido estacionar no lado direito da rua, no sentido da Avenida Medianeira para Rua Tamanday, na manhã de sexta-feira, nenhum condutor foi visto infringido a regra. Mesmo assim, o local segue sendo uma questão delicada para pedestres, motoristas e prefeitura. 

Caminhão com donativos tomba em São Francisco de Assis

Isso porque, no mesmo local onde é proibido estacionar, não há calçada. De acordo com a Superintendência de Mobilidade Urbana, os pedestres continuam transitando pelo meio da rua, quando deveriam utilizar a calçada do outro lado da via. O local está sinalizado, e a pintura do canteiro foi reparada após a grama ter sido pintada

PRÓXIMAS AÇÕES
De acordo com a Secretaria de Mobilidade, na próxima semana, entre terça e quarta-feira, o canteiro na Avenida Medianeira deve ser aberto 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

5 concursos com inscrições abertas no Estado

Próximo

Dicas para revisar Português, Literatura, Inglês e Espanhol para o Enem

Geral