Na semana que antecipa uma das mais esperadas e comemoradas datas do ano, o Natal, a população de Santa Maria teve mais duas oportunidades para usufruir do transporte coletivo com tarifa reduzida para R$ 2,00.O valor diminuiu mais da metade, visto que normalmente a passagem custa R$ 5,00. A iniciativa ocorreu nesta terça (20) e quarta-feira (21).
De acordo dados da Associação dos Transportadores Urbanos de Passageiros de Santa Maria (ATU) houve um aumento de passageiros em relação a segunda-feira (19). Foram 57.300 usuários na segunda-feira e 61.500 na terça-feira, o que representa um aumento de 8% no uso do transporte coletivo.
A ação da Prefeitura, por meio das secretarias de Mobilidade Urbana, de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Cultura, visa estimular o uso do transporte como alternativa para a população antecipar as compras de final de ano, além de aproveitar para conferir a decoração natalina e aproveitar os últimos dias das atrações do Viva o Natal 2022.
De acordo com o o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, a diminuição do valor ajuda a descongestionar o transporte coletivo nas vésperas do Dia de Natal. A iniciativa desta redução vem de acordo com a proposta do prefeito Jorge Pozzobom e do vice Rodrigo Decimo como uma forma de proporcionar mais circulação de público pelo Centro de Santa Maria.
Usuários gostaram da iniciativa
A redução ocorreu em todos os horários, e foi válida para todas as linhas do Município. A tarifa reduzida também ocorreu no último dia 8 de dezembro, feriado municipal de Nossa Senhora da Conceição. A empregada doméstica Santa Hermínia Medeiros da Silva, 61 anos, conta que como anda de ônibus todos os dias gostou da atitude:
– Eu achei ótimo, muito bom mesmo. A gente que pega ônibus sempre paga um preço salgado e é muito bom ter essa redução. Eu nem sabia que hoje estava mais barato, levei uma bela surpresa. É algo muito bom para as pessoas saírem mais e não gastarem muito com o transporte, assim sobre um dinheiro a mais para os presentes de Natal – comenta.
Para a gerente de uma loja de roupas localizadas no Calçadão Salvador Isaia, Pâmela Lutz, o movimento tem sido intenso nos últimos dias, mas os lojistas sentiram a diferença com a diminuição do preço da passagem.
– Nesses últimos dois dias sentimos que o movimento na loja e no Centro aumentaram bastante. Acho que a diminuição da tarifa dos ônibus ajudou bastante nas nossas vendas de final do ano, o pessoal está vindo mais e trazendo os familiares junto – relata Pâmela.
Até o dia 23 de dezembro, as lojas de Santa Maria devem abrir em horário especial. Com o objetivo de criar mais opções para atender o público, até a próxima sexta, as lojas de rua devem fechar somente às 20h, enquanto os shoppings devem ter o fechamento às 23h. Sábado, lojas de rua e shoppings fecham às 18h.