Depois de 16 dias, a 49ª Feira do Livro 2022 se encerrou neste sábado. Além das milhares de pessoas que passaram pela Praça Saldanha Marinho diariamente, o evento teve cerca de 160 atrações entre lançamentos, estandes, espetáculos e apresentações culturais. Além disso, a chuva também foi uma das protagonistas do evento. Mesmo assim, o público não se acanhou e contribuiu para que as vendas de 2022 superassem a média do ano passado. Foram vendidas mais de 29 mil obras literárias.
Segundo o presidente da Câmara do Livro de Santa Maria, Télcio Brezolin, o sucesso de vendas é motivo de comemoração, mas, para ele, a grande satisfação é viver a movimentação cultural de Santa Maria:
– É impagável voltarmos a ver esse movimento na praça. Estávamos com saudade desse burburinho, de ver pessoas que vem aqui querendo muito algum livro específico e outras que chegam para conhecer as novidades. Além disso, as atrações que circularam pelo teatro também marcaram a feira.
Acompanhados de um chimarrão, os estudantes Gabriel Durgante e Laura Esquian foram visitar a Feira do Livro nas últimas horas. Depois de procurar os melhores preços, garantiram dois livros: Gabriel levou o romance Vermelho, Branco e Sangue Azul, de Casey McQuiston, e Laura garantiu o clássico Um estudo em vermelho, de Arthur Conan Doyle, que narra as aventuras de Sherlock Holmes.
– Adoramos a feira, mas dessa vez deixamos para a última hora. Os preços estão muito bons e conseguimos os livros que estávamos procurando. E tem muita coisa boa nas bancas de saldo, poderíamos ficar horas e horas aqui vendo – brinca Gabriel.
Assim como Gabriel e Laura, a farmacêutica Lilian Marquezini também foi conferir a feira no último dia. Ela levou o filho Rafael Simch para ver os títulos infantis:
– Ainda não compramos nada, mas estamos olhando todas as bancas. Adoro ler e quero que o pequeno também tenha esse costume, então viemos prestigiar esse último dia.
No fim da tarde, alguns cosplayers desfilaram entre os estandes da feira. A Invasão Shin Anime Dreamers chamou a atenção e encantou o público.
E, enquanto alguns livreiros se preparavam para encaixotar os livros, o público aproveitava a última hora de feira para garantir novos títulos. O engenheiro agrônomo José Antonio Simon já tinha frequentado a Feira do Livro 2022, mas decidiu dar uma última olhada e levou para casa três livros comprados no Sebo Capitu.
– A feira é um evento incrível né. Como moro perto, já passei pela praça em outros dias, prestigiei alguns lançamentos e pude ouvir o Peninha no Livro Livre. Mas quis dar mais uma conferida. A cidade estava precisando dessa animação novamente – comemora José.