Com altas temperaturas, Santa Maria tem aumento nas ocorrências de incêndios em vegetação

Leandra Cruber

Com altas temperaturas, Santa Maria tem aumento nas ocorrências de incêndios em vegetação

Com a proximidade do verão, o aumento da temperatura, a escassez de chuvas e a ação humana, os incêndios em vegetação se tornam mais comuns. Em Santa Maria, durante o mês de novembro, o Corpo de Bombeiros atendeu 38 ocorrências de fogo em campo ou áreas verdes da cidade, algumas próximas a residências. O número é mais que o triplo das ocorrências do mesmo tipo registradas em outubro, quando 12 casos de incêndios em vegetação foram atendidos. 

E com a possibilidade de mais um ano de estiagem, a tendência é que, em dezembro, as ocorrências sejam ainda mais frequentes. No entanto, segundo o comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), o tenente-coronel José Carlos Sallet de Almeida e Silva, os números registrados até o momento estão próximos dos anos anteriores. Em novembro de 2021, o Corpo de Bombeiros de Santa Maria atendeu a 45 chamados em razão de incêndios em vegetação. 

– É historicamente de conhecimento da instituição que com as altas temperaturas uma série de riscos podem facilitar a ocorrência de incêndios. Além disso, nos últimos anos, o Estado tem enfrentado as consequências da estiagem, como os fogos em campos, por exemplo. Por isso, já existe toda uma preparação para a temporada de verão que diz respeito ao treinamento dos profissionais, assim como na divulgação de informações sobre a prevenção de incêndios – explica Sallet. 

O comandante do 4º BBM ressalta, ainda, que, de dezembro de 2021 a março de 2022, mais de 300 ocorrências relacionadas a incêndios em vegetação foram atendidas na Região Central. Mas, outros tipos de incêndios como os ocasionadas por problemas na rede elétrica ou pela queima de lixo, também preocupam. Nos dois últimos meses, os Bombeiros atenderam 38 chamados para combater fogo em lixo ou em entulhos. 

– Apesar de ser crime ambiental, é comum que as pessoas ainda ponham fogo em lixo. Esse tipo de ação pode sair de controle facilmente e é um grande risco quando ocorre próximo a residências. Outra questão é a sobrecarga em redes elétricas que não foram bem planejadas e não suportam tantos equipamentos ligados, causando curtos, por exemplo – enfatiza. 

Em Santa Maria, o Corpo de Bombeiro trabalha com constantes atualizações nos treinamentos de prevenção e combate a incêndios. Na temporada de verão, quando a maior incidência de ocorrências já é esperada, as capacitações são intensificadas. 

Ocorrências do tipo nos últimos dois meses

Novembro

38 ocorrências de incêndio em vegetação e 

27 ocorrências de incêndio em lixo ou entulho

Outubro

12 ocorrências de incêndio em vegetação

11 ocorrências de incêndio em lixo ou entulho

Dicas de prevenção 

Jamais colocar queimar lixo ou iniciar fogo em campo (risco ainda maior quando perto de residências ou autoestrada)

Atentar para acúmulo de matéria orgânicos em torno da residências (materiais do tipo produzem metano, gás inflamável)   

Realizar revisão periódica da rede elétrica, principalmente após suplementação de eletrodomésticos 

Redobrar atenção na hora de cozinhar para não esquecer fogão a gás ligado

Ao sair de casa, desligar os eletrodomésticos

A qualquer vestígio de fumaça ou fogo, ligue para o 193 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Aliança pelo Samba Anterior

Aliança pelo Samba

Primeiro dia do Descubra UFSM 2022 foi marcado por atividades e movimento intenso Próximo

Primeiro dia do Descubra UFSM 2022 foi marcado por atividades e movimento intenso

Geral