mobilidade urbana

Cidade fica sem agentes de trânsito aos domingos

Pâmela Rubin Matge


Foto: Jean Pimentel (Arquivo Diário)
Durante o mês de setembro, DMT atenderá somente se segunda a sábado

Durante o mês de setembro, os santa-marienses não poderão contar com o serviços do Departamento Municipal de Trânsito (DMT) aos domingos. A prefeitura justifica que a suspensão dos serviços é de caráter excepcional e vale, em um primeiro momento, somente para este mês. Mas, não descarta que a medida seja estendida pelos próximos meses.

MP exige readequação de vagas especiais no Centro de Santa Maria

É que com o contingenciamento de horas extras, a Secretaria de Mobilidade Urbana teve de reajustar escalas e, desde ontem, até o domingo do dia 30 de setembro, os agentes de trânsito não estarão nas ruas:

_ Não é definitivo. É uma medida que tomamos liminarmente para equilibrar a questão da hora extra. Mais diante, seguiremos estudando junto da Gestão. Setembro é um mês atípico. Temos dois feriados, dia 7 e dia 20, mais uma rústica. Somente no dia 7, em que 29 agentes trabalharam 10 horas cada um, foram 290 horas extras _ explica o secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Rodrigo Herte Teixeira.

Com a medida, ocorrências que acontecerem da meia-noite de sábado às 6h de segunda-feira, incluindo acidentes, estacionamentos irregulares e infrações em geral, devem ser reportadas à Brigada Militar (BM), a qual já atende em caso de danos materiais, com lesões ou quando há configuração de algum tipo de crime.

Segundo o comandante do 1º Regimento de Polícia Montada (1ºRPMon), tenente-coronel Erivelto Hernandes, um convênio entre Estado e poder público municipal já estabelece que os atendimentos de infrações de trânsito são de competência de ambos os órgãos. A presença da BM por meio do 190 dependerá, porém, da disponibilidade de viaturas e sempre atenderá de acordo com a prioridade, de casos mais graves para menos graves. Hernandes também informa que ocorrências podem ser feitas na Delegacia virtual da Polícia Civil

Campanha é lançada para reduzir mortes no trânsito

Atualmente, o DMT conta com cerca de 30 agentes, contando os que atuam na área administrativa e Zona Azul. O quadro, segundo Teixeira, é sempre variável e obedece férias, licenças e eventos esporádicos.

O trabalho segue normalizado de segunda-feira a sábado, das 6h até a meia-noite. A sede administrativa do departamento fica na Rua Tuiuti, 533 junto ao Centro Desportivo Municipal (CDM).

O DMT foi formado em 1998, a partir do novo Código Brasileiro de Trânsito (CTB), que municipalizou o trânsito. A primeira turma para o cargo de Agente de Fiscalização-II ocorreu em 1999, sendo chamados em 2000. Entraram 35 agentes. Antes, em 1998 atuavam fiscais de um concurso anterior.

DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO 

  • Atuação - Fiscalização de infrações, atendimento a acidentes sem danos materiais e sem lesões
  • Horário - Segunda-feira a sábado, das 6h até a meia-noite,
  • Sede - Rua Tuiuti, 533 junto ao Centro Desportivo Municipal (CDM)
  • Mais informações - (55) 3921-7091 e (55) 3921-7092 e Delegacia Online

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

40 famílias terão de deixar casas que ficam em área de preservação Anterior

40 famílias terão de deixar casas que ficam em área de preservação

Missa Crioula marca os festejos na Semana Farroupilha Próximo

Missa Crioula marca os festejos na Semana Farroupilha

Geral