Chuva e melancolia no retorno às aulas na UFSM após acidente com sete mortos

Chuva e melancolia no retorno às aulas na UFSM após acidente com sete mortos

Foto: Bibiana Pinheiro (Diário)

O silêncio no campus sede da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) marcou o início da manhã desta segunda-feira (7), momento em que a comunidade acadêmica retornou às aulas após os três dias de luto pelas sete vítimas fatais do acidente com ônibus da instituição. Os olhos no horizonte, observando a chuva, demonstrava a perda recente de amigos queridos. E para aqueles que não conheciam alguém diretamente, fica a solidariedade. 


​​+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Gerente de uma das lanchonetes do campus, João Prodorutti, 24 anos, narra como foi a sexta-feria (4) e o movimento anormal desta segunda: 

Foto: Beto Albert (Diário)

– A segunda está mais devagar. Pessoal está mais quieto, recolhido. E sei que teve gente que nem veio, como forma de luto também. Acredito que os próximos dias vão ser assim também. Já na sexta, a gente ficou sabendo aos poucos do acidente, e o movimento foi diminuindo. As pessoas foram ficando mais em quietas, em silêncio. 


Já o aluno de Arquivologia Rodrigo Dutra, 28 anos, tem muito mais o que contar sobre o episódio. Ele é colega de quarto de um dos estudantes que estava em viagem no ônibus que desceu o desfiladeiro no acesso a Imigrante, região do Vale do Taquari. Eles e os colegas que compartilham a Casa do Estudante Universitário (CEU) ainda estão processando o ocorrido, descreve Dutra.  

Foto: Beto Albert (Diário)

– Meu colega de quarto está bem abalado psicologicamente, porque o rapaz que morreu estava sentado bem ao lado dele. Ele me relatou que viu várias pessoas caídas, e algumas foram acordando. Ele se sentiu desesperado, porque não sabia como ajudar quem estava ali.  Acho que, para eles, além do físico, o psicológico está sendo bem difícil. E nós, que estamos dentro da casa do estudante, na CEU, vamos tentando nos apoiar neste momento – relata.  


Leia mais:

Atendimento médico

Registro de um sala de acolhimento no Politécnico. Foto: Beto Albert (Diário)

Após o Colégio Politécnico suspender as atividades até nesta segunda (7), a equipe de profissionais deve ampliar a oferta de acompanhamento médico, psicológico e de serviço social para aqueles alunos que voltam a frequentar a sala de aula na terça (8). Até sexta-feira (11), o serviço funcionará em três turnos – 8h às 11h30min; 13h30min às 17h30min; 18h30min às 21h30min. 


Vítimas, pais, familiares, amigos, colegas, todos são convidados a procurar o Colégio Politécnico, sem agendar horário, no bloco A. 




Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Parque da Cacism é fechado por tempo indeterminado Anterior

Parque da Cacism é fechado por tempo indeterminado

Próximo

"Vamos solicitar a ficha técnica, com todas as vistorias e revisões, tudo isso tem que ser apresentado", diz delegado sobre perícia de ônibus da UFSM

Geral