Chargista santa-mariense de coração, Elias realiza exposição em Porto Alegre

Bernardo Abbad

Chargista santa-mariense de coração, Elias realiza exposição em Porto Alegre
Foto: Arquivo Pessoal

O ilustrador nascido em Alegrete, porém santa-mariense de coração, Elias Ramires Monteiro, está com sua primeira exposição individual em Porto Alegre. “Cartum é uma Charge” reúne em torno de 30 trabalhos do ilustrador e pode ser visitada no espaço cultural Casa Amarela, das 14h às 17h30min, até 29 de novembro. Conforme o chargista, trata-se de uma seleção dos trabalhos que ele tem mais carinho de toda a carreira, incluindo os primeiros, publicados no jornal A Razão, e os publicados no Diário de Santa Maria.

– Fui convidado pela Casa Amarela para expor as charges e resolvi fazer uma seleção de todas da minha carreira como chargista. Convidei colegas chargistas de Porto Alegre, também. Em cada trabalho, tem em etiquetas explicando em que veículo foi publicada, de que assunto tratava a charge, o que não deixa de ser um modelo inovador de exposição – conta Elias.

Charge publicada originalmente no Diário de Santa Maria, que faz parte da exposição

Elias conta que defende o nome charge como o mais abrangente para o seu ofício, que é o humor gráfico:

– Normalmente, os chargistas costumam expor o que se chama de cartum, mas, para mim, o modo certo é charge, e cartum é só o termo em inglês. Por isso o nome da exposição: “Cartum é uma Charge”.

Esta charge, premiada no Salão Internacional de Humor de Belo Horizonte, em 2010, também faz parte da mostra.

Agende-se

O quê – Exposição “Cartum é uma Charge”

Quando – até 29 de novembro, das 14h às 17h30min

Onde – Casa Amarela, Porto Alegre, Av. José Gertum, 671

Quanto – De graça

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Jovem é preso e conduzido para penitenciária na qual tentou arremessar drogas e celulares  Anterior

Jovem é preso e conduzido para penitenciária na qual tentou arremessar drogas e celulares 

Copa do Mundo: santa-mariense no Catar conta a experiência de acompanhar pela primeira vez a Seleção Brasileira Próximo

Copa do Mundo: santa-mariense no Catar conta a experiência de acompanhar pela primeira vez a Seleção Brasileira

Geral