Júri da Kiss

Cerca de 30 pessoas já foram atendidas por ambulatório desde o inicio do júri do Caso Kiss

Arianne Lima

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

Desde o início do júri do Caso Kiss, no dia 1º de dezembro, cerca de 30 pessoas já foram atendidas pelo ambulatório médico e psicológico disponibilizado no Foro Central I, em Porto Alegre. O espaço é voltado, principalmente, ao atendimento de integrantes da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (ATVSM). Em entrevista à CDN, a enfermeira e uma das coordenadoras do ambulatório, Patricia Bueno sobre a rotina de atendimentos. 

- Nesses primeiros dias, nós nos colocamos neste espaço. Um espaço novo para todo mundo. Antes do júri, o pessoal do Foro também não tinha esse conhecimento, essa experiência. Então, foi uma forma de mostrarmos o significado de apoio para esses pais, o porquê estamos aqui. No momento, está bem tranquilo. Acontece uma 'despressurização' dos pais dentro da nossa sala. Então, eles vem para poder se tranquilizarem, respirarem - relata Patricia. 

Ex e atual presidente da AVTSM se encontram em Porto Alegre e falam sobre o júri

Os atendimentos no ambulatório são realizados nos turnos em que ocorre o júri (manhã, tarde e noite). Em média, a assistência conta com 12 a 15 pessoas, além de sete profissionais. 

- Muitos pais precisam vivenciar este momento. Então, nós pactuamos: 'vivenciou esse momento agora, acha que consegue outro?' 'Não' 'Então, se distancia quando vierem os próximos'. É sempre uma emoção. É sempre algo em que você se coloca no lugar do que o filho viveu, no lugar do sobrevivente ali está contando também. É um momento muito emocionante quando o sobrevivente conta o que passou e você pensa que o filho passou por isso ou pior. Então, não tem como controlar. Eles vão se avaliando e vão se ajudando. A rede de apoio deles é muito grande e nós estamos ali do lado, para que até onde eles forem. Se quiserem sair, vamos estar sempre aqui para acompanhar - afirma a profissional.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

auhuhua

De propaganda de livro a presença de um dos criminalistas mais renomados: veja bastidores do júri da Kiss Próximo

De propaganda de livro a presença de um dos criminalistas mais renomados: veja bastidores do júri da Kiss

Geral