data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Mesmo com a tarde nublada que fazia neste domingo, milhares de santa-marienses foram até o Bairro Camobi para prestigiar um dos eventos mais tradicionais da cidade: a Expoaer, que aconteceu na Ala 4, antiga Base Aérea de Santa Maria. Exposição de aviões, saltos de paraquedas e apresentação dos cães de guerra foram apenas algumas das atrações que encantaram crianças e adultos. Segundo a organização, cerca de 10 mil pessoas circularam pela Ala 4.
Tamanha a procura, o movimento na Faixa Nova de Camobi começou a se intensificar no início da tarde. Por volta das 15h, militares orientavam os motoristas que já não era mais possível estacionar o carro dentro do antiga Base Aérea, obrigando muitas famílias a seguir a pé para o evento.
Veja mais no vídeo:
Enquanto isso, do lado de dentro, milhares de pessoas se deslocavam para próximo das pistas, onde se concentravam as atrações. Alinhados, cerca de 10 aeronaves, entre aviões e helicópteros, estavam à disposição dos visitantes. Era possível conversar com os pilotos e até mesmo sentar em um dos assentos.
Semana será de tempo seco e calorão em Santa Maria
- As pessoas realmente estão participando, conversando com os pilotos e com as equipes. Nós temos essa oportunidade de mostrar o nosso trabalho, o trabalho da Força Aérea na região sul do país - salientou o comandante da Ala 4, coronel aviador Elison Montagner.
Com os olhos atentos para o céu, o pequeno Pedro Lorenzoni, 5 anos, estava ansioso para ver o salto dos paraquedistas. Em poucos minutos e depois de algumas acrobacias, três militares aterrissaram suavemente na pista em frente à multidão.
- É muito importante a gente prestigiar eventos como esse. Vim por ele - afirma o dentista Luiz Lorenzoni, pai do menino.
Mas a Expoaer não encantou apenas as crianças que, em frente a tantas atrações, pareciam não saber para onde olhar. A servente de limpeza Andriele Andrade, 32 anos, levou toda a família para a Ala 4. Enquanto militares desciam de um helicóptero usando rapel, ela fez um pedido:
VÍDEO: procura para cadastramento biométrico ainda é baixa em Santa Maria
- Tem que ter mais atrações como essa em Santa Maria, com atividades para a família toda. É a primeira vez que nós viemos e está muito bom. Meu filho tem 6 anos e adora aeronaves. É uma tarde que está sendo muito bacana para todo mundo.