O desfile do dia 7 de Setembro foi menor neste ano, se comparado com edições anteriores em Santa Maria. Mas o público, segundo a Brigada Militar, foi quase o dobro. De acordo com a estimativa da BM, 20 mil pessoas estiveram na Avenida Medianeira, assistindo ou participando do ato cívico.
VÍDEO: Manifestantes bloqueiam saída de PMs para policiamento do desfile em Santa Maria
A solenidade de hasteamento da bandeira teve início às 8h e, pouco depois das 8h30min, os militares da 3ª Divisão de Exército (3ª DE) começaram o desfile. Foram 1.975 homens e mulheres do Exército e mais 675 alunos do Colégio Militar. Integrantes da Base Aérea também participaram do desfile. Além disso, outros 200 homens trabalharam na equipe de apoio da organização do evento.Encantado com as tropas que passavam pela Avenida Medianeira, Arthur Ruas Jaeger, 9 anos, vestia uma farda e observou, atentamente, toda a apresentação:
O que eu mais gostei de ver foram os tanques comentou.
Ao lado, sua irmã, Helena, 6 anos, admirava a apresentação. O pai deles, que é major do Hospital de Guarnição de Santa Maria, explica que o feriado de 7 de setembro merece ser comemorado:
É uma data importante, é preciso ensinar a eles estes valores conta Welington Jaeger, 42 anos.
Outras instituições também cruzaram pela Avenida Medianeira: grupos de apoio a pessoas com câncer, como a Aapecan e a Casa Maria, escolas municipais e alunos de projetos da Secretaria de Educação. Também desfilaram as bandas marciais da Urlândia e do Maneco, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, escoteiros, Defesa Civil e grupos de carros e motos.
Quem levantou cedo e foi assistir a apresentação aprovou:
Eu achei bonito este ano. Um pouco menor do que outros anos, mas foi bonito conta Telma Rezer, 59 anos, serviços gerais.
Este ano foi mais fraco do que outros anos, mas estava mais bonito e organizado comenta João Batista Silveira Beck, 46 anos, frentista.
Sem servidores estaduais
A presença de tropas da Brigada Militar no desfile, neste ano, foi somente para o policiamento na rua. Os PMs não participaram do desfile. Ainda assim, menos policiais do que o previsto saíram às ruas, em função de manifestações por causa do parcelamento dos salários. Assim como a BM, os bombeiros, escolas estaduais, Polícia Civil e Susepe também não desfilaram.