Com o fechamento da maternidade do hospital Casa de Saúde, os partos das gestantes de Santa Maria e da região estão sendo feitos no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). Na sexta-feira, o local atingiu a maior superlotação desde o dia 1º de novembro, quando médicos da Casa de Saúde pararam as atividades em função do atraso dos salários. O Centro Obstétrico tem capacidade para 10 leitos, mas, na sexta-feira de manhã, havia 14 mulheres a mais internadas no setor. À tarde, o número caiu para sete leitos extras.
– Essa é a pior superlotação desde que a maternidade casa de saúde fechou. A situação piorou na última quinta-feira. As mulheres estão internadas em macas, cadeiras, box de consultas, nas mesas de parto, nos corredores com macas extras das ambulâncias. Está complicado trabalhar, os profissionais estão fazendo plantão extra para ajudar na escala, mas eles acabam adoecendo – ressalta Berenice Rodrigues, responsável pela Unidade de Atenção à Saúde da Mulher do Husm.
Maternidade da Casa de Saúde não tem data para retomar atendimentos
Outra questão que acaba piorando a situação é que os municípios não estão se agilizando para buscar as mulheres que dão alta e, com isso, ficam ocupando os leitos. Além disso, quando levam para consultar, o transporte não espera. Na sexta-feira, foram realizadas 36 consultas, sendo que o normal são oito por dia.
CASA DE SAÚDE
Na tarde de sexta-feira, a Comissão Especial da Câmara de Vereadores, criada para tratar sobre o Hospital Casa de Saúde, formada pelos vereadores João Kaus (PMDB) e Celita Silva (PT), intermediou uma reunião na Secretaria Estadual de Saúde, na Capital. Estiveram presentes a secretária municipal de Saúde, Liliane, Beatriz Fernandes, o administrador do Hospital Casa de Saúde, Rogério Carvalho, entre outros.
O secretário adjunto de Saúde do Estado, Francisco Paz, disse que o atraso no repasse é de apenas dois meses, e se refere ao incentivo do Estado, que é de R$ 350 mil mensais. Afirmou, ainda, que os valores quanto ao trabalho executado pelos médicos está totalmente em dia.