data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
Em função do Dia dos Pais, no próximo domingo, os cemitérios públicos de Santa Maria estarão abertos para visitação durante o final de semana. Será liberada a entrada, com respeito ao teto de ocupação devido à pandemia, entre 7h30min e 17h, sem fechar ao meio-dia.
Ação de segunda dose terá horário estendido nesta quinta-feira
Segundo a prefeitura, as medidas de prevenção ao coronavírus serão intensificadas no Cemitério Ecumênico, onde a circulação costuma ser maior. Lá, a entrada de pedestres se dará pelo portão principal, entre as avenidas Liberdade e Dois de Novembro. A saída será unicamente pelo portão da Avenida Liberdade. Já o acesso de veículos de transporte de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida será pela Avenida Dois de Novembro.
Equipes do município vão fiscalizar o local para evitar aglomerações. Do lado de fora do Ecumênico, haverá demarcação e espaçamento de eventuais filas para o acesso. Os servidores irão avaliar a movimentação e fazendo a liberação ou não da entrada das pessoas.
Fiocruz confirma mais quatro casos da variante Delta do coronavírus no Estado
O acesso se dará mediante o uso obrigatório de máscara de proteção de forma correta, tapando o nariz e a boca. Depois deste final de semana, o modelo de agendamento para visitações aos cemitérios, mesmo que para manutenções dos jazigos, será retomado. Para marcar as visitas, proprietário ou responsável legal devem fazer contato pelo telefone (55) 3223-1616.
MONITORAMENTO
Será a primeira data em que há mais visitas aos cemitérios desde o início da operação das de câmeras do Cemitério Ecumênico. Foram instaladas 50 câmeras para monitoramento. Os equipamentos estarão interligados com o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e serão acompanhadas 24 horas por dia pela fiscalização municipal. O custo é de R$ 14 mil por mês.