Caso Gabriel: após determinação judicial, reconstituição é adiada

Lenon de Paula

Caso Gabriel: após determinação judicial, reconstituição é adiada
Atualizado as 19:58 de 07 de novembro de 2022.

Durante a reconstituição, peritos voltarão a barragem na localidade de Lava Pé onde o corpo foi encontrado. Foto: Maurício Barbosa (Arquivo)

A reconstituição para a conclusão do laudo pericial que apura as circunstâncias da morte de Gabriel Marques Cavalheiro, 18 anos, em São Gabriel, prevista para esta terça-feira (8) foi adiada após determinação judicial do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). Conforme o Instituto-Geral de Perícias (IGP), ainda não há data prevista.

Segundo o TJRS, a decisão foi determinada pela juíza Juliana Neves Capiotti da Vara Criminal da Comarca de São Gabriel, e ocorreu devido ao curto período entre a data de intimação das partes pela Polícia Civil e a data de realização da reconsituição. A defesa das partes teriam sido intimadas com cinco dias de antecedência, e a decisão prevê que uma nova data seja marcada e que as partes sejam intimadas com no mínimo 10 dias de antecedência

Confira abaixo a nota do TRJS:

Por entender que havia prejuízo ao contraditório e à ampla defesa dos réus, uma vez que as defesas das partes foram intimadas pela Polícia no último dia 3/11, a Magistrada Juliana Neves Capiotti, da Vara Criminal da Comarca de São Gabriel, determinou que seja marcada uma nova data para a reconstituição, com comunicação prévia de, no mínimo 10 dias.

O objetivo da reconstituição é apurar se os fatos se deram da forma como narrados pelos participantes e de acordo com as provas periciais. A etapa inicial consistiu na análise das perícias e do inquérito policial referente ao caso. Após realizada a reconstituição, será produzido o Laudo pericial. Algumas dúvidas sobre o caso ainda não foram respondidas, a principal delas é como o corpo de Gabriel foi parar dentro da água. Outra, é se mais policiais tiveram envolvimento no caso.

Leia mais

Justiça Militar ouve testemunhas em processo sobre a morte de Gabriel

Caso Gabriel: exame toxicológico apontou negativo e alto teor de álcool no sangue teria relação com o estado em que o corpo foi encontrado, afirma diretora do IGP

Especialista explica como um golpe na cervical pode ter matado o jovem Gabriel

Entenda o caso

Gabriel Marques Cavalheiro, 18 anos, desapareceu por volta da meia-noite do dia 12 de agosto, no Bairro Independência, em São Gabriel. Segundo o relato de uma moradora, ela teria chamado a Brigada Militar (BM) após o jovem ter forçado a grade da casa dela e tentado entrar no local. Policiais foram até o endereço, abordaram, algemaram Gabriel e o colocaram no porta-malas da viatura. Depois disso, o jovem não foi mais visto.

O corpo de Gabriel Marques Cavalheiro foi encontrado na tarde do dia 19 de agosto, em uma barragem na região conhecida como Lava pé. Os três policiais militares que abordaram o jovem foram Cleber Renato Ramos de Lima, Arleu Júnior Cardoso Jacobsen e Raul Veras Pedroso, que estão presos desde a noite do dia 19 de agosto, e foram encaminhados ao Presídio Militar de Porto Alegre. O laudo do exame de necropsia apontou que Gabriel morreu devido a uma hemorragia interna na região do pescoço, provocada por uma agressão, e que não haviam indícios de afogamento.

– Conforme o laudo de necropsia, a morte de Gabriel ocorreu por perda sanguínea causada por ruptura de vasos na região cervical com sinais de ação por instrumento contundente, ou seja, uma hemorragia interna – explicou Heloísa Helena Kuser, diretora-geral do Instituto Geral de Perícias (IGP) em coletiva de imprensa realizada no dia 29 de agosto.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Assembleia retoma votações e Lei Kiss poderá entrar em pauta Anterior

Assembleia retoma votações e Lei Kiss poderá entrar em pauta

Estão abertas as adesões para a campanha de Natal da CDL de Santa Maria Próximo

Estão abertas as adesões para a campanha de Natal da CDL de Santa Maria

Geral