Em São Gabriel

Casal de lutadores vai trocar as alianças dentro do ringue

Gabriela Perufo

"

De um lado do ringue, Lidio Bergamo Filho, 31 anos, professor de muay thai. Do outro lado, Celina Viviana Moreira Pereira, 27 anos, também professora de muay thai. Ao centro, uma juíza de paz ocupa o lugar do árbitro de lutas. Ao invés de trocar jebs, diretos e cruzados, os dois subirão ao ringue para trocar juras de amor. O casal de lutadores fará a troca de alianças dentro do espaço que costuma ser ocupado por lutadores.

O fato é inusitado e, segundo os noivos, nunca houve uma cerimônia de casamento como esta no Brasil. O casório acontecerá durante um campeonato de lutas, o Predador Combate, no ginásio Chiapettão, em São Gabriel, na noite deste sábado. Antes de dizer o "sim", Celina participa de uma luta de boxe, na categoria até 50 kg. Ao ser questionada sobre o nervosismo a noiva brinca:

_ Estou mais nervosa com o casamento do que com a luta. Lutar, eu já lutei outras vezes. Agora casar, essa é a primeira vez _ conta, aos risos.

A ideia surgiu do noivo, que queria fazer um casamento surpresa durante a competição. Mas, por medo de que algum amigo de Celina deixasse de ser convidado, ele resolveu contar à noiva, para que ela ajudasse nos preparativos.

_ A gente queria casar da nossa maneira, do jeito que nos conhecemos. Muitos dos nossos amigos são desse mundo de lutas. Vamos fazer a cerimônia do nosso jeito _ conta Lidio.

Os noivos estão juntos há cerca de dois anos e se conheceram durante um treino. Na época, Celina morava em Santa Maria. Lidio veio  para a cidade para um seminário do Guerreiros Thai, grupo de lutadores, e desde então namoram. No ano passado, ela mudou-se para São Gabriel.

O casamento será aberto para o público do evento, que começa às 20h. A previsão é que a luta de Celina comece por volta das 21h30min. Assim que encerrar a luta, ela vai se trocar. Enquanto isso, os padrinhos sobem no ringue. Cada um com o traje da sua luta: kimono para os lutadores de jiu jitsu, ou bermudões para os lutadores de Muai Thay e boxe. Quem não luta, não precisa se preocupar com o figurino, basta usar uma roupa apropriada para esportes, como tênis e camiseta. Depois, o presidente da Guerreiros Thai, vai ler uma mensagem. A campeã brasileira de Muay Thai, Bárbara Marques, entra no ringue e apresenta a "ram muay", uma dança tailandesa, feita pelos lutadores na véspera de lutas. É uma forma de pedir força aos guerreiros, uma espécie de benção. Bárbara entregará as alianças aos noivos.

Depois do sim, a competição continua. Quando o torneio terminar, os amigos e familiares ficam no ginásio, para a comemoração.

_ A gente não ia fazer festa, mas aí ganhamos praticamente tudo: fotografias, salgadinhos. Aí vamos comemorar. Na cidade só se fala sobre isso, eu chego nos lugares e as pessoas perguntam "e o casamento?"_ conta Celina.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Jovem é detido com revólver de procedência argentina em Santa Maria

Próximo

Crimes entre adolescentes e jovens, como o tiroteio na Saturnino de Brito, são cada vez mais comuns

Geral