Dia Nacional de Luto

Casa de Saúde participa de paralisação nacional

"

Nesta quinta-feira, o Hospital Casa de Saúde de Santa Maria participa do Dia Nacional de Luto pela Crise das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos.
Desde às 8h, cerca de 300 funcionários do hospital interromperam suas atividades para protestar contra o  subfinanciamento das instituições. Enfermeiros e colaboradores do setor administrativo foram trabalhar vestindo preto em sinal de protesto.

Leia também
:: Hospitais filantrópicos paralisarão parte das atividades nesta quinta ::


De acordo com a assessoria de comunicação do hospital, a realidade financeira da Casa de Saúde, repete um drama semelhante a outros hospitais do país. O Sistema Único de Saúde (SUS) cobre apenas 60% do valor das consultas. Os demais 40% contam com incentivos ou acabam acumulando endividamento. Contudo, segundo a direção do hospital, as dívidas não comprometem os atendimentos. A falta de recursos, impede investimentos na parte estrutural da instituição.
Ainda conforme a assessoria, o total da dívida oscila a cada mês, e a diretora da Casa de Saúde, Ubaldina Souza e Silva, optou por não divulgar os valores.

A paralisação faz parte de um protesto de alerta ao governo pela crise instalada na Saúde e pelo crescente endividamento das instituições que, há mais de 10 anos, não têm reajuste na tabela de atendimentos.

Em Santa Maria, as atividades ficarão interrompidas até o final do dia. Os atendimentos de urgência e emergência estão mantidos, e as duas cirurgias agendadas para esta quinta-feira já foram realizadas.

O Hospital de Caridade São Francisco, em Restinga Seca, também aderiu a paralisação.

 

 

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Parentes de morto identificado como outra pessoa não aparecem no velório

Próximo

Centro Comunitário é atingido por incêndio em Santa Maria

Geral