Com a conclusão da aquisição do Grupo Big, um dos maiores negócios do varejo brasileiro, o Carrefour Brasil deu início nesta terça-feira a uma nova etapa em 47 anos no Brasil. Dentro desse processo, foi anunciada ontem a nova formação do Conselho de Administração, que terá como presidente Alexandre Bompard e como vice-presidente Abilio Diniz.
Com a compra do Big, a rede francesa se posiciona como o maior empregador privado do país e consolida a liderança no varejo nacional. Em Santa Maria, o Carrefour tem atualmente um hipermercado e um atacado (Atacadão). Das quatro unidades do Big na cidade, três irão adotar a bandeira Carrefour nos próximos meses.
Votação de projeto sobre subsídio do transporte é adiada na Câmara de Santa Maria
A previsão é que o grupo passe a ter cinco lojas e dois postos de gasolina em Santa Maria. Um dos hipermercados Big terá de ser vendido, por decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que deu aval ao negócio no final de maio. Extraoficialmente, a informação é que o Carrefour negocia a venda do Big do Shopping Monet para outra rede de supermercados do Estado.
O novo Grupo Carrefour Brasil contará com mais de mil pontos de venda e 150 mil colaboradores, representando quase 25% do mercado varejista do país. O conglomerado varejista atenderá cerca de 60 milhões de clientes por mês.
– Estamos vivendo um momento único em nossa trajetória no Brasil, criando um atendimento verdadeiramente integrado aos nossos clientes, não importa se fisicamente nas lojas ou em nossos canais digitais. Queremos fazer de nossa presença um forte impulsionador econômico e social, atuando em rede colaborativa com produtores e fornecedores locais, que ganham abrangência nacional por meio de nossa rede de lojas – afirma Stephane Maquaire, CEO do Grupo Carrefour.
SÓCIOS
O Grupo Big foi adquirido por R$ 7 bilhões. A transação financeira foi feita com pagamento de 70% do valor em dinheiro e 30% por meio de emissão de novas ações do Grupo Carrefour Brasil. A participação acionária da companhia fica distribuída da seguinte forma: 67,7% para o Grupo Carrefour Global; 7,2% para a Península Participações e 5,6% para Advent International e Walmart.
Votação de projeto sobre subsídio do transporte é adiada na Câmara de Santa Maria
A Península Participações é uma empresa de investimentos da família Abilio Diniz. O empresário paulista foi sócio do Grupo Pão de Açúcar, uma das maiores redes varejistas do Sudeste do país.
Esta nova etapa do grupo Carrefour Brasil também inclui mudanças em seu Comitê Executivo (Comex). Agora, são 12 executivos, incluindo oito homens e quatro mulheres.