Lembrança

Cão Amigo vai ganhar placa de homenagem em Santa Maria

"

Para ser sempre lembrado, o cão Amigo, que viveu cerca de 20 anos nas ruas de Santa Maria, vai ganhar uma placa em sua homenagem. Amigo apareceu em 1996, na Praça dos Bombeiros, na tradicional feira de doações de animais do local, e se tornou o cão comunitário mais famoso do Coração do Rio Grande. Ele morreu no ano passado.

A iniciativa da homenagem foi da ONG Clube Amigos dos Animais e teve o apoio da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism). A placa, moldada em argila e que está em processo de fundição, foi elaborada por um artesão da cidade. O pedestal será inaugurado na Praça dos Bombeiros, no próximo domingo, a partir das 10h. Uma bênção e a distribuição de cachorrinhos feitos de balão também estão programados.

— A placa é uma forma de mostrar que, em Santa Maria, é possível um animal viver nas ruas e ser bem tratado — afirma Mirna Adriana Jorge, voluntária na ONG.

Amigo chegou a ser doado quatro vezes, mas sempre fugia. Além disso, era presença ilustre em manifestações, caminhadas e festas noturnas da cidade.

Além da placa, o cão recebeu outra homenagem. Uma escultura em pedra foi produzida por Rogério Bertoldo, responsável pelo Jardim das Esculturas, em Júlio de Castilhos. O presente foi doado às integrantes do Clube Amigo dos Animais.

Oportunidade para adotar

Também no domingo, das 11h às 18h, acontece a feira de adoção dos cães deixados por uma idosa que morreu em abril. Cerca de 48 animais ainda precisam de um novo lar. No local, será feito o cadastro das pessoas interessadas. Depois, as equipes visitam as famílias, verificam as condições dos locais, para, então, fazer a entrega dos cachorros.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Jovens que evitaram assalto buzinando foram vítimas de cuidadores de carros em Santa Maria

Próximo

Homem é esfaqueado na Praça Saldanha Marinho em Santa Maria

Geral