Insegurança

Brigada Militar define estratégias para conter violência na Nova Santa Marta

Maurício Araujo

"

Uma reunião na tarde desta terça-feira, no 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon), definiu as estratégias que serão usadas para combater a escalada de violência no bairro Nova Santa Marta, região oeste de Santa Maria. Conforme a Brigada Militar (BM), três viaturas e 10 policiais do 2º Batalhão de Operações Especiais (2º BOE) irão se revezar em turnos pelos próximos sete dias.

::Escola e posto de saúde fecham por causa da violência em Santa Maria
:: "Já ameaçaram colocar fogo na nossa casa e no colégio", diz moradora
:: Autoridades comentam sobre a onda de violência na Nova Santa Marta
:: Nova Santa Marta terá policiamento 24 horas por dia

O comandante interino do 1º RPMon, major Paulo Antônio Flores de Oliveira, explica que a intenção é conter os criminosos que atuam na região e identificá-los. Conforme ele, a BM ficará posicionada estrategicamente em pontos do bairro, com foco nas escolas Adelmo Simas Genro, Marista Santa Marta e Santa Marta, além da creche Sinos de Belém e de um posto de saúde.

_ Vamos ficar posicionados e monitorar a região. Também faremos abordagens na busca por armas de fogo e armas brancas, e, também, para identificar as pessoas _ explica o major.

Com essa ação, a Brigada Militar ainda pretende se aproximar da população e ganhar confiança da comunidade para que a população do bairro denuncie e ajude a identificar quem participa das gangues que estão amedrontando moradores da Nova Santa Marta.

Na próxima terça-feira, uma nova reunião entre os comandantes do 1º RPMon, do 2º BOE e do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) deve avaliar quais os pontos positivos e os resultados da intervenção da Brigada Militar no bairro.

Desde a segunda-feira, a Escola Municipal Adelmo Simas Genro e um posto de saúde da Nova Santa Marta fecharam as portas devido à onda de violência que atinge a comunidade.

Moradores já se sentem mais seguros

A equipe do Diário percorreu algumas ruas do bairro na tarde desta terça-feira e o clima entre os moradores já é de mais tranquilidade. Eles disseram à reportagem que se sentem mais seguros com a presença mais constante de viaturas e policiais nas ruas. Dois carros da polícia foram vistos pela equipe durante o tempo que esteve no bairro.

Na escola Adelmo Simas Genro, outros dois profissionais da Guarda Municipal reforçaram a segurança no local. Pela manhã, um telefonema anônimo assustou funcionários da escola Santa Marta. Na ligação informaram que adolescentes armados estariam indo em direção à escola. A Brigada Militar foi até o local, mas a informação não foi confirmada.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Nova vistoria em mercado interditado em Santa Maria deve ocorrer na quarta-feira

Próximo

Funcionário de metalúrgica é morto após ser atingido por barra de ferro em Santa Maria

Geral