Brasil exporta 1º lote de carne carbono neutro A

Daniele

O anúncio, no final de 2022, do primeiro embarque de carne bovina certificada carbono neutro (selo ‘CO2 Neutral’), pela empresa Minerva Foods, com destino aos Estados Unidos, é um marco na pecuária brasileira. A certificação, feita por meio de processos parametrizados e auditados, busca o engajamento de toda cadeia para uma pecuária de baixa emissão de carbono. Sem dúvida, mais um grande passo rumo à sustentabilidade.

Tecnologia 100% brasileira

A “Carne Carbono Neutro” é um produto certificado e rastreado, de qualidade garantida não só na questão ambiental, como também de bem estar animal, a partir da produção em sistemas integrados pecuária-floresta ou lavoura-pecuária-floresta. O protocolo foi feito e homologado pelo Mapa e Embrapa e o selo garante que os animais que deram origem ao produto tiveram suas emissões de gases do efeito estufa (GEE) compensadas durante o processo de produção.

Créditos de Carbono

O Brasil vem se destacando no mercado de créditos de carbono. Somos uma potência ambiental com condições privilegiadas nesse mercado e as pesquisas têm mostrado que também é possível gerar crédito de carbono na pecuária, a partir da correta lotação no pasto, recuperação de pastagens degradadas e a consequente neutralização dos GEE.

Caminho para a sustentabilidade

Com um mercado cada vez mais exigente em relação a carne bovina, o selo indica uma oportunidade adicional para atingir mercados mais rigorosos, tanto interno como externo.Além disso, o selo é um facilitador para as metas nacionais previstas no Plano de Agricultura de Baixo Carbono (Plano ABC), alinhado com as Diretrizes para Inventários Nacionais de Gases de Efeito Estufa (IPCC, 2019) e de acordo com os protocolos propostos pelas últimas Conferências das Partes (COP).

Adesão ao selo CCN

As emissões são mensuradas em todo processo produtivo, desde a propriedade, processamento até o destino final. Para a adesão ao selo, o produtor deverá mitigar a emissão dos GEE a partir da implantação de sistemas integrados.

A chancela, que é concedida por uma certificadora independente, presente em mais de 100 países, avalia as emissões de carbono da propriedade, calcula o carbono fixado e a neutralização de emissões, entre outras etapas.

Sustentabilidade e Produtividade

Somos um grande ‘case’ de equilíbrio entre preservação e produção agropecuária no mundo. Um país com mais de 66% do território nacional coberto por vegetação nativa e área preservada (mais de 1/3 dentro das propriedades rurais). Segundo o IBGE, a extensão de terra preservada no Brasil é maior que a área da agropecuária: 366 milhões de hectares de área preservada e 352 milhões voltados à agropecuária. Além disso, somos um dos poucos países no mundo capazes de aumentar a produção agrícola sem incorporar novas áreas à atividade produtiva. Não há dúvida de que vamos continuar crescendo e conquistando o mundo pela qualidade e sustentabilidade dos nossos produtos.

Desafios para a pecuária sustentável

Sem dúvida, o aumento sustentável de produtividade é o grande diferencial do agro brasileiro. E, para seguir avançando, alguns aspectos importantes precisam ser considerados. A conservação do solo e da água, o bem-estar animal, a integração dos sistemas produtivos, a mitigação da emissão de GEE e o sequestro de carbono, o avanço no uso de bioinsumos, a rastreabilidade e a conectividade deverão ser práticas e tecnologias com forte alicerce no campo gerando sustentabilidade social, econômica e ambiental.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Bolsonaro se interna em hospital nos EUA Anterior

Bolsonaro se interna em hospital nos EUA

Autoridades e organizações da região e do Estado se manifestam contra atos de vandalismo em Brasília Próximo

Autoridades e organizações da região e do Estado se manifestam contra atos de vandalismo em Brasília

Geral