Exército

Brasil e Argentina realizam exercícios da Operação Guarani em Santa Maria

"

Militares dos exércitos brasileiro e argentino promovem a Operação Guarani a partir de quarta-feira, no campo de instrução Barão de São Borja (Saicã), entre Rosário do Sul e Cacequi. Um dos objetivos é estabelecer formas de cooperação institucional e fortalecer os laços de amizade entre as fronteiras dos dois países. As manobras serão executadas por tropas da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, de Santiago, com cerca de 900 militares, do 1º Batalhão de Aviação do Exército, de Taubaté (SP), com 100 militares, e da Brigada de Monte XII, da Argentina, com 250 militares.

Desde a última semana, o efetivo do 1º Batalhão de Aviação do Exército está em Santa Maria participando da Operação Guarani. Sete helicópteros também fazem parte dos exercícios, que foram realizados ontem, no Campo de Instrução de Santa Maria (Cism), no bairro Boi Morto. Foram feitos treinamentos voltados para apoio ao combate e transportes de tropa e de carga, além de tiros com helicópteros. Amanhã, o efetivo paulista vai escoltar dois helicópteros da Argentina que ficarão com o batalhão. Após, seguem para Saicã.

Durante a operação, serão feitos exercícios que simularão um quadro de guerra convencional. A intenção é envolver uma força-tarefa de apoio logístico para o emprego de diferentes tipos de materiais e de viaturas comuns e mecanizadas.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Preso motorista flagrado em zigue-zague na BR-392, em Santa Maria

Próximo

CTG de Campo Bom vence o 12º Juvenart

Geral