Estragos da chuva

BR-158 está bloqueada entre Itaara e Santa Maria

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A chuva danificou mais um estrada da região na noite deste domingo. Um trecho do asfalto da BR-158, pouco antes de chegar à ponte do Vale do Menino Deus (conhecida como Garganta do Diabo), no sentido Santa Maria-Itaara, cedeu volta das 22h. O trânsito está bloqueado nos dois sentidos da via sem previsão de liberação.

A BR-158 é principal ligação de Santa Maria com a Região Noroeste do Estado. A orientação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) é de que motoristas de veículos pesados utilizem a BR-287, por Santiago, para chegar em Santa Maria.O desvio aumenta o trajeto em cerca de 250 quilômetros.

Conforme a PRF, cerca de 50 caminhões já estão parados próximo ao posto de combustível Santa Lúcia, em Itaara. Um deles é o caminhoneiro Marcelo Bazana, 39 anos, que saiu de Ijuí às 3h30min com um carga de 19 toneladas de soja.

- Ninguém tem culpa, mas acaba atrasando todo o nosso trabalho. Vou esperar aqui até o final do dia para ver o que ocorre - afirmou Bazana. 

Veículos leves e caminhões pequenos podem utilizar a estrada do Perau, que tem fluxo intenso nesta manhã. Há árvores caídas e buracos ao longo da estrada.

Um equipe do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) esteve na BR-158 nesta manhã para fazer um levantamento fotográfico da fenda, que mede 30 metros de extensão e um metro de profundidade.

Conforme o engenheiro responsável pela unidade de Santa Maria, João Carlos Tonetto, foi colocada uma lona sobre a rachadura para evitar que mais água penetre no solo. Dnit e PRF ficarão monitorando o local para ver como se comportará o solo.

_ Tomamos uma medida emergencial para evitar que o asfalto possa ceder ainda mais. É possível que o solo estabilize. À tarde, vamos lá avaliar novamente. Se estabilizar, é possível que se libere o tráfego de veículos em meia pista, utilizando a pista que fica do lado oposto ao que cedeu. Mas ainda depende de avaliação _ afirmou Tonetto.

Empresa construirá muro
de contenção no local

Este trecho da BR-158 foi o mesmo que cedeu em janeiro de 2010, abrindo uma rachadura na pista e deixando o trânsito em meia pista por meses. Na época, o Dnit contratou a empresa Azambuja para que fizesse um projeto para uma solução definitiva no local.

Conforme Tonetto, o projeto foi revisto várias vezes e, em final de 2013, foi aberta a licitação, mas não houve empresa vencedora para executar a obra. Há poucos dias, uma empresa de São Paulo saiu vencedora.

Falta apenas a assinatura da ordem de serviço para que comece a ser construída a solução definitiva para esse trecho da 158: uma cortina atirantada (ou muro de contenção) que irá sustentar a rodovia.

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