Celebração

Basílica da Medianeira, em Santa Maria, completa 80 anos

Mariana Fontana

Em tempos de comemoração dos 80 anos do início de sua construção, a Basílica da Medianeira segue envolta em uma polêmica: a substituição da pintura de Cristo Glorioso por uma escultura de Jesus Ressuscitado em uma cruz, em alto relevo.

A construção da Basílica comecou em 15 de agosto de 1935, quando o então bispo da Diocese de Santa Maria, Dom Antônio Reis, colocou e abençoou a primeira pedra do local (veja quadro). Segundo o empresário e integrante da comissão pró-construção do Santuário, João Trevisan, a obra ficou parada por mais de 30 anos, em função de problemas no terreno:

Eu fiz parte da comissão desde 1970, quando as obras foram retomadas. É um símbolo da fé e, por isso, todos queriam ver o local pronto.

Até o ano de 2000, o Altar Principal da Basílica era pintado de branco e continha uma cruz de madeira e um banner com a imagem de Cristo Ressuscitado. Foi só em 2001 que a pintura de Cristo Glorioso foi feita. A responsável pela obra é Rosalva Trevisan Rigo, iconógrafa com especialização em arte sacra. Segundo a artista, a imagem é fundamentada no estilo bizantino e foi feita a pedido do bispo dom Ivo Lorscheiter. Ela diz que ficou chateada com a troca.

A imagem é um ícone perfeito de Jesus Cristo. É a liturgia sintetizada em forma e cor e que tem como objetivo servir, divulgar e comunicar a glória de Deus. É a imagem de um Cristo que abraça, porque esse foi o pedido de Dom Ivo. Ele queria que, quando os fiéis chegassem na Basílica, se sentissem confortados. É uma imagem simples, sim, mas porque Deus se manifesta no silêncio e na simplicidade afirma Rosalva.

Segundo o padre Lucas Carvalho, vigário da igreja, a substituição da pintura deve acontecer em breve, mas ainda não há data definida. O padre afirma que a Basílica já está em fase de obras, com a lavagem e a pintura da parede.

A imagem será substituída para haver harmonia entre os três altares, já que apenas o altar central tem pintura. O Santuário tem o direito de fazer essa substituição, mesmo que não haja o consenso de todos defende o vigário.

Neste sábado, a missa de Ação de Graças acontece às 18h. De acordo com o padre Lucas, no dia da inauguração da nova imagem, será feita uma missa, com a bênção da imagem.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Jovem é morto com pelo menos oito tiros em Santa Maria

Próximo

Sábado é Dia D da vacina contra a poliomielite

Geral